B O L E T I M Número 75 de Setembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 



CRACS inicia projectos STAMPA e CALLAS em 2008

Imagem Principal Artigo

O CRACS - Center for Research in Advanced Computing Systems, membro mais recente do INESC Porto LA, recebeu notícia da aprovação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de dois projectos: o STAMPA e o CALLAS, que terão início em 2008 e a duração de três anos.

O projecto STAMPA – Sophisticated TAbling Mechanisms for Prolog and their Applications foi aprovado com um orçamento de 150 mil euros e tem como instituições participantes a Universidade do Porto e a Universidade de Évora. Será coordenado por Ricardo Rocha do DCC-FCUP & CRACS.

Este projecto visa estudar como combinar a tecnologia de tabulação com diferentes modelos de execução de Programação em Lógica, nomeadamente os modelos usados em Answer Set Programming e no Extended Andorra Model, e contribuir para o estado da arte dos actuais sistemas de tabulação através do desenvolvimento de novas técnicas e funcionalidades originais fortemente guiadas pela sua validação usando aplicações concretas de Indução de Programas em Lógica e Bases de Dados Dedutivas.

O projecto CALLAS - Calculi and Languages for Sensor Networks foi aprovado com um orçamento de cerca de 190 mil euros e tem como objectivo inicial o desenvolvimento de modelos formais, baseados em cálculos de processos, que permitam o estudo de propriedades das redes de sensores.

O CALLAS pretende utilizar estes modelos como especificações para linguagens de programação e ambientes de execução que possam ser utilizados em redes de sensores de larga escala, com a capacidade de reconfiguração dinâmica. A validação dos protótipos desenvolvidos será feita em redes de sensores e aplicações reais. As instituições participantes são a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto de Telecomunicações. O investigador responsável é Luís Lopes do DCC-FCUP & CRACS.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.