B O L E T I M Número 75 de Setembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UESP arranca com projecto CROME

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) vai iniciar em breve o projecto CROME - Criatividade em Optimização com Meta-heurísticas, financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), que tem como missão investigar as vantagens e a utilização de Pensamento Criativo e de Métodos de Análise e Estruturação da Investigação Operacional ‘Soft’ (IO Soft) na resolução de problemas difíceis de Optimização Combinatória (OC) por Meta-Heurísticas (MH).

A relevância, a potencialidade e o sucesso das MH são bem notórios. Mas igualmente se reconhece que, em geral, perante um dado problema de OC não há resposta fácil/única sobre qual a MH (e tantas há) de recurso mais conveniente; mesmo após uma selecção não é universal a forma de a apurar, de eleger estratégias ou de pilotar os seus parâmetros. Também a experiência dos últimos anos evidencia que a concentração numa só MH pode ser restritiva – daí o aperfeiçoamento de abordagens híbridas.

É neste panorama que surge a ideia central do CROME, que se sintetiza no recurso a uma abordagem por métodos criativos ‘CPS – Creative Problem Solving’ e da IO Soft a dois níveis capitais: selecção de MH duma compilação inicial; estruturação das implementações das MH, ajustadas a problemas específicos.

Indiscutivelmente, é uma aposta inovadora, ao pretender combinar, articular e integrar procedimentos e técnicas distintos, para lidar com problemas de OC importantes e bem conhecidos pela equipa.

A equipa do projecto é constituída por Ana Maria Rodrigues, Hugo Caldeira, Maria Helena Correia, Ana Santos e Maria do Rosário Moreira, e tem como responsável José Soeiro Ferreira.

O projecto contará ainda com a colaboração de investigadores do IMM – Institute of Informatics and Mathematical Modeling, da Danish Technical University (DTU) e tem a duração de 24 meses, com início a 1 de Novembro de 2007.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.