B O L E T I M Número 76 de Outubro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   



LIAAD participa no KDubiq

Imagem Principal Artigo

O investigador João Gama do LIAAD - INESC Porto LA (Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão) participa no projecto KDubiq - Knowledge Discovery in Ubiquitous Environments, a primeira Acção de Coordenação para Extracção Ubíqua de Conhecimento.

Esta acção é financiada pela Comunidade Europeia no âmbito do programa IST (Information Society Technology) - FET Open (Future and Emerging Technologies) no Sexto Programa Quadro. O projecto começou em Dezembro de 2005 e termina em Maio de 2008.

A missão deste projecto consiste em identificar os novos problemas e desafios na intersecção entre sistemas móveis e distribuídos e técnicas avançadas para extracção de conhecimento. O projecto apoia e promove actividades na divulgação da investigação em todas as áreas relacionadas com o tema.

Os grandes objectivos do KDubiq consistem em identificar novas oportunidades de investigação em representações heterogéneas, distribuições espaço-temporais, multimodais, problemas ligados a segurança e privacidade; definir linhas estratégicas e estimular ideias emergentes para investigação a longo prazo; identificar, contactar, e pôr em contacto disciplinas que podem contribuir para os múltiplos aspectos de Data Mining ubíquo.

O KDubiq pretende ainda identificar e promover tecnologias emergentes e aplicações inovadoras e fomentar um fórum para universitários, indústria e o sector público tendo em vista a promoção de sinergias e oportunidades de investigação.

É um projecto aberto a todas as instituições e pessoas interessadas no tema. Actualmente, estão registadas e activas no projecto mais de 70 empresas, universidades, e instituições de investigação. O número de investigadores membros do projecto é superior a 400. A página web do projecto está disponível em: http://www.kdubiq.org/

O projecto KDubiq está dividido em seis grupos de trabalhos: WG1- Aplicações nas áreas de Data Mining móbil, redes de sensores, tecnologia invisível, redes wireless móveis, etc; WG2- Tecnologias ubíquas: tecnologias distribuídas, computação grid, P2P; WG3 – algoritmos de aprendizagem distribuídos e com recursos limitados; WG4 – Semantic Web, redes e dados heterogéneos, áudio e vídeo, ontologias, espaço-temporal Data Mining; WG5 – privacidade e Data Mining, segurança e aspectos legais e WG6- interfaces, perfis de utilizadores, modelação cognitiva, visual Data Mining.

A próxima actividade deste projecto é a realização, da 2nd European Summer School on Knowledge Discovery for Ubiquitous Computing, na Universidade do Porto em Março de 2008.

O objectivo é disseminar a temática do KDubiq, promover a investigação no tema e formar investigadores para uma comunidade cientifica emergente (http://wiki.kdubiq.org/summerschool2008/index.php/Main/Home).



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.