B O L E T I M Número 77 de Novembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UTM inicia projecto Desenho e Optimização de Sistemas WDM Fibra-Rádio

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) viu recentemente aprovado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) o projecto Desenho e Optimização de Sistemas WDM Fibra-Rádio.

A realização de sistemas sem fios verdadeiramente de grande largura de banda exige a migração do actual espectro de microondas, para uma banda de frequências menos congestionada na região das ondas milimétricas. Neste contexto, a tecnologia híbrida de rádio-sobre-fibra é um conceito importante que poderá permitir suportar a instalação de sistemas sem fios de elevada largura de banda.

Os sistemas de rádio-fibra exploram a possibilidade de geração de sinais RF ou de ondas milimétricas e a sua transmissão por meio de técnicas ópticas para a interligação da estação central a micro ou pico-células (estações base). Daqui resulta uma centralização de recursos e equipamento complexo na estação central com a consequente simplificação das estações base.

Estes sistemas rádio-fibra podem ainda explorar técnicas de multiplexagem por divisão de comprimento de onda (Wavelength Division Multiplexing-WDM) na interligação da estação central às estações base com vantagens em termos de aumento de capacidade e facilidade de reconfiguração, flexibilidade no encaminhamento dos sinais e protecção da rede.

Este projecto irá abordar a análise, desenho e optimização de redes de Bragg (Fibre Bragg Gratings-FBGs) em fibra óptica, para suporte e aplicação em sistemas de transmissão de sinais de ondas de rádio-frequência sobre fibra óptica usando tecnologia WDM. Aplicações de FBGs em sistemas/redes WDM incluem selecção de comprimento de onda e compensação da dispersão cromática da fibra.

Serão ainda estudados em detalhe os efeitos das redes de Bragg, na presença de esquemas de modulação específicos, tais como OFDM (orthogonal frequency division multiplexging) usado nas redes sem fios actuais locais (HiperLAN e IEEE 802.11) e metropolitanas (HiperMAN e IEEE 802.16), assim como CDMA (code division multiple Access) e CDMA multi-portadora usados nos sistemas móveis de terceira e quarta geração.

A equipa do INESC Porto envolvida no projecto é constituída por Henrique Salgado, João Oliveira, Paulo Marques, Francisco Pereira e Orlando Frazão.

As instituições participantes são o INESC Porto (Principal Contractor), o Instituto de Telecomunicações, o Instituto de Telecomunicações de Aveiro e a Nokia-Siemens Networks Portugal. O projecto teve início a 1 de Outubro de 2007 e termina a 30 de Setembro de 2009.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.