B O L E T I M Número 77 de Novembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC apoia operacionalização do SIGEP

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto celebrou recentemente um Protocolo de Colaboração com o Governo Civil do Porto com vista a apoiar a operacionalização do SIGEP (Sistema Integrado de Gestão de Emergências do Distrito do Porto) e a incorporar novas funcionalidades.

Recorda-se que o SIGEP disponibiliza informação georeferenciada de apoio ao planeamento e gestão de emergências, nomeadamente estudos sobre riscos  naturais, acidentes industriais e tecnológicos, incêndios florestais, além  de permitir a localização e pesquisa de recursos e o cruzamento de informação.

O SIGEP tem mais de 220 níveis de informação, perfazendo mais de 90 Gigabytes de dados, com 20 tipos de perfis, de nível distrital e municipal. Toda esta informação é acedida por um simples browser, sem plug-ins.

O sistema é usado por todos os agentes de protecção civil do distrito, contribuindo com dados as diversas autarquias e algumas empresas relevantes para a protecção civil distrital.

Este sistema foi uma iniciativa do Governo Civil do Porto e foi desenvolvido conjuntamente pela Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) do INESC Porto e pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Coube ao INESC Porto o desenvolvimento da plataforma tecnológica e ao Departamento de Geografia a componente de conteúdos.

A equipa técnica da USIC é coordenada por Mário Ricardo Henriques.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.