B O L E T I M Número 78 de Dezembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto torna-se membro fundador da ITS Portugal

Imagem Principal Artigo

No dia 6 de Dezembro teve lugar no auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a primeira reunião do Conselho Fundador da Associação ITS Portugal, na qual foram aprovados os seus estatutos.

A ITS Portugal dedicar-se-á à promoção da telemática dos transportes – os chamados Sistemas e Serviços Inteligentes de Transporte (ITS). Trata-se de um domínio tecnológico de grande importância em áreas determinantes como a segurança e qualidade de serviço, desde a infra-estrutura rodoviária à aviação comercial.

As entidades subscritoras da Associação representam distintos sectores da Mobilidade, desde empresas de transporte público (Carris, Metropolitano de Lisboa) a concessionárias de auto-estradas (Aenor, Brisa, Scutvias), de instituições de ensino e de investigação (INESC Porto, INOV, ISEL) a empresas (Efacec, Tracevia).

Até ao momento, Portugal era dos raros países da EU-27 que não dispunha de uma entidade dessa índole. Não é por isso de estranhar que, quer a Comissão Europeia, quer a ERTICO – ITS Europe, se tenham associado ao acto constitutivo através da presença de representantes de topo.

A eleição dos primeiros titulares dos órgãos sociais da Associação realizar-se-á no dia 9 de Janeiro de 2008, por ocasião da realização da primeira reunião da Assembleia Geral da Associação.

A participação do INESC Porto nesta Associação reflecte o interesse crescente que tem sido dedicado por várias Unidades à problemática da Mobilidade e dos Sistemas e Serviços Inteligentes de Transporte em particular.

Além da sua participação directa nesta Associação, o INESC Porto irá também assegurar a ligação à Rede de Competência em Mobilidade, da qual é coordenador.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.