B O L E T I M Número 78 de Dezembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC desenvolve Reengenharia em Software House

Imagem Principal Artigo

Encontra-se em curso na Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) um projecto de reengenharia de software, envolvendo a Software House Medidata S.A, líder em aplicações informáticas para o mercado autárquico. Este projecto destina-se a efectuar a reengenharia da framework SAGA - Sistema Assistido de Geração e Gestão de Aplicações.

Recorde-se que a framework SAGA foi desenvolvida no INESC Porto no final da década de 80 e início da década de 90, sob a coordenação de João Pascoal Faria e durante duas décadas serviu de base ao desenvolvimento das aplicações de gestão autárquica SIGMA, presentes em mais de metade das autarquias portuguesas.

A robustez e as características desta framework permitiram-lhe sobreviver e acompanhar as diversas actualizações tecnológicas mantendo-se como referência no mercado.

Pretende-se com esta operação de reengenharia manter a mesma filosofia de desenvolvimento rápido e seguro de aplicações, mas agora com uma elevada riqueza na criação das interfaces para o utilizador. Para tal recorre–se ao novo paradigma da WEB 2.0, tirando partido da Internet, o qual permite uma maior interacção entre a aplicação que é executada num browser e o utilizador, sem que sejam perdidas funcionalidades do ambiente Windows e sem que seja necessário redefinir as aplicações existentes.

Neste processo são usadas intensivamente as melhores práticas de engenharia de software, nomeadamente no benchmarking da tecnologia de base a ser utilizada, no refactoring e na redefinição dos novos componentes.
A equipa do projecto é constituída por Anabela Soares, Hernâni Fernandes e Rui Barros. O coordenador científico é João Pascoal Faria.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.