B O L E T I M Número 79 de Janeiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC colabora com CCDR-N no programa SIMPLEX 2008

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) terminou recentemente o desenvolvimento de um projecto de integração de sistemas no âmbito do Expedientíssimo - o novo Sistema de Informação (SI) da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) - um projecto do programa SIMPLEX 2008.

A ênfase do trabalho desenvolvido esteve na integração do Sistema de Informação Geográfica (SIG) existente com o Expedientíssimo.

Este projecto decorreu em duas fases, com objectivos distintos atingidos.

Numa primeira fase foi possível, usando o sistema legado definir uma ontologia para a Informação Geográfica (IG), definir regras para o preenchimento de meta-informação, desenvolver serviços de pesquisa com base em meta-informação e apresentar um serviço de visualização dinâmica de mapas.

Numa segunda fase foi possível desenvolver um conjunto de serviços de interrogação espacial e um serviço de introdução automática de IG no motor de gestão de informação espacial.

Esta integração permitirá agilizar os processos da CCDR-N que envolvam a necessidade de utilização de IG, em particular processos que necessitem identificar os instrumentos de gestão territorial (IGT) ou conjuntos de informação temática existentes no sistema; visualizar ou apresentar automaticamente mapas, com conjuntos indefinidos de IG; interrogar a IG existente, através de mecanismos com pouca ou nenhuma interacção humana e inserir informação geográfica, de forma automática, no motor de gestão de informação espacial.

A equipa técnica foi liderada por Marco Amaro Oliveira.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.