B O L E T I M Número 80 de Fevereiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto apresenta projecto sobre Arte e Ciência

Imagem Principal Artigo

No dia 7 de Fevereiro, o músico Simão Costa e o director Artur Pimenta Alves, em representação do INESC Porto, apresentaram no Fórum FNAC Sta. Catarina, os resultados do projecto iAVi - Instalações de Vídeo Interactivas, desenvolvido no âmbito do programa Rede de Residências: Arte|Ciência e Tecnologia.

A Ciência Viva e a Direcção-Geral das Artes, que financiaram e desenvolveram o programa Rede de Residências, estão agora a promover o Ciclo "Falar sobre Arte e Ciência" com o objectivo de apresentar os resultados deste programa que juntou artistas e cientistas numa rede de laboratórios de investigação, onde trabalharam em colaboração.

Durante três meses, o INESC Porto acolheu o músico Simão Costa, que esteve na Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) a desenvolver, com o apoio dos investigadores Fabien Gouyon e Carlos Guedes, o iAVi. As actividades que o projecto envolve são distintas e passam pela procura, análise e desenvolvimento conceptual para futuras implementações de módulos iAVi; recolha de materiais, que inclui filmagens, captação de áudio, edição e tratamento dos materiais, composição e processamento áudio-visual; e programação informática Max/Msp/ Jitter e implementação dos sistemas interactivos.

Segundo Simão Costa, este projecto serviu como ponto de partida para o ciclo de instalações iAVi. A fase seguinte, já em curso, é montar uma estrutura de produção com meios físicos e humanos capaz de estabelecer canais de contacto, tendo em vista a implementação de vários módulos iAVi nos locais para que foram projectados.

No INESC Porto, Simão Costa deverá fazer uma apresentação prática do projecto no próximo dia 13 de Março (data a confirmar) no auditório, para a qual estão todos convidados a assistir.

O projecto iAVi vai ser igualmente apresentado na cidade do Porto no contexto do "dia das galerias" na Rua Miguel Bombarda em colaboração com a Galeria Fernando Santos no dia 1 de Março.

Esta será a estreia oficial  do ciclo iAVi com a versão "<-iAVi->metro4#1" cujos conteúdos abordam os universos imagéticos e sonoros do Metro do Porto e de Lisboa e CP - Caminhos de Ferro de Portugal.

Mais informações sobre este projecto em:
www.maosimmao.com



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.