B O L E T I M Número 80 de Fevereiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


Presidente da C. A. Científico do INESC Porto lança novo livro nos EUA

Imagem Principal Artigo

José Carlos Príncipe, presidente da Comissão de Acompanhamento Científico do INESC Porto e professor/investigador da Universidade da Florida, lançou recentemente o livro "Brain Machine Interface Engineering" nos Estados Unidos. Este livro foi escrito em parceria com o seu aluno já doutorado Justin C. Sanchez, fundador do Grupo de Investigação Neuroprótese da Universidade da Florida e publicado pela editora americana Morgan and Claypool Publishers.

“Brain Machine Interface Engineering” proporciona uma abordagem única para a compreensão das escolhas e das técnicas usadas na aplicação de processamento de sinais neste tipo de interface, sua concepção e experimentação.

Os dois primeiros capítulos revêem brevemente os vários sinais recolhidos do cérebro numa perspectiva de engenharia de modo a possibilitar o seu modelamento, o que é indispensável para a realização de interfaces entre o cérebro e máquina.

Os capítulos seguintes são muito mais detalhados nas técnicas de processamento de sinal necessários à realização das interfaces, e ilustram o desempenho em dados reais e os factores a ter em conta para a validação dos algoritmos.

Os métodos dividem-se em dois grandes grupos, uns aplicados à taxa de impulsos neuronais, e o outro ao momento de ocorrência dos impulsos neuronais. Estes últimos são muito mais complexos, mas oferecem a possibilidade de melhor desempenho.

O último capítulo apresenta os desafios para a microelectrónica na construção de eléctrodos e sistemas wireless portáteis e totalmente implantáveis, terminando com a descrição de um sistema em construção.

Recorde-se que José Carlos Príncipe foi galardoado no ano passado com o “2007 IEEE Engineering in Medicine and Biology Society Career Achievement Award”  e conta com cinco patentes, cinco livros editados, autoria de 14 capítulos em publicações especializadas, 116 artigos em revistas, participação em 276 conferências, supervisão de 50 Doutoramentos e 61 Mestrados.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.