B O L E T I M Número 82 de Abril 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UESP na sessão de demonstração da DURIT

Imagem Principal Artigo

No dia 28 de Março, a Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) participou na sessão pública de demonstração do projecto SADEP.DU - Sistemas Avançados de Desenvolvimento de Produto e Planeamento de Produção na DURIT, que decorreu nas instalações da DURIT Metalurgia Portuguesa do Tungsténio Lda. em Albergaria-a-velha.

O projecto SADEP.DU, desenvolvido pela UESP, pretende demonstrar a valia técnica e económica da adopção de novas tecnologias de suporte aos processos de desenvolvimento de produto, planeamento e programação da produção, num ambiente de negócio de engenharia por encomenda, como forma de garantir uma resposta mais rápida às consultas de clientes, com menor custo e melhor qualidade de serviço; a melhoria da qualidade da engenharia de produto e processo e redução dos custos do seu desenvolvimento e o cumprimento os prazos acordados com os clientes.

O SADEP.DU compreendeu a implementação de sistemas tecnológicos integrados entre si, tais como: Planeamento estratégico – estabelece o nível de actividade previsto e os respectivos prazos de entrega; Desenvolvimento de produto – permite o desenvolvimento de engenharia de base, a captura e validação dos requisitos do cliente, a geração de propostas e apoio à construção do dossiê de fabrico; Avaliação dinâmica de capacidade – verifica as condições em que é possível responder às consultas de clientes nos prazos pré-determinados; Programação avançada da produção – permite optimizar a utilização dos recursos de produção com obediência aos prazos acordados e Acompanhamento de produção – estabelece a necessária realimentação aos sistemas de planeamento e programação.

A DURIT focaliza a sua actividade no desenvolvimento, fabrico e comercialização de ferramentas e componentes diversos em metal duro, segundo as especificações definidas pelos clientes e recorrendo a processos produtivos tecnologicamente avançados. A oferta é bastante variada, incluindo cerca de 90 famílias de artigos. O modelo de negócio caracteriza-se por oferecer prazos de entrega pré-definidos, que se pretende sejam o mais fiáveis possível.

Este projecto iniciado em 2002 tem como responsável António Correia Alves.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.