B O L E T I M Número 85 de Julho 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


Projecto PROTET chega ao fim

Imagem Principal Artigo

O projecto PROTET - Promoção das Tecnologias de Electrónica e de Telecomunicações, coordenado pelo Serviço de Comunicação do INESC Porto, chega agora ao fim, estando já a ser preparado o vídeo promocional, que será apresentado na fase de divulgação do projecto, e encerra o percurso iniciado em Janeiro de 2007 pelos alunos da Escola Fontes Pereira de Melo.

Depois de uma primeira etapa bem sucedida em 2007, as actividades desenvolvidas em 2008 permitiram a um novo grupo de alunos alargar os seus conhecimentos, bem como pôr em prática os que já possuíam.

A visita a empresas da área das Tecnologias de Electrónica e de Telecomunicações como a Qimonda, a ANACOM, ou a Escola Prática de Transmissões, dotou os alunos de uma nova perspectiva e de uma nova motivação. Foi assim que começaram o estágio no INESC Porto, Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde, além de adquirirem novos conhecimentos, colocaram em prática as competências obtidas.

Com esta preparação prévia, os alunos já se sentiam mais confiantes para a fase de estágio empresarial que se seguiu. As empresas Phonetec, Escola Prática de Transmissões, Identipor, Equiauto, EDP Distribuição, Controlar, Empresa Nacional de Telecomunicações, Micromáquinas, Microprocessador, Rádio Comercial, Teleservice, Chipidea e Fibersensing acolheram os alunos durante dois meses.

Apesar de o vídeo promocional ainda não ter sido divulgado, e de o balanço psicológico e educacional se encontrar em fase de conclusão pela psicóloga do projecto, os alunos já começaram a fazer o balanço do PROTET, que para todos teve implicações positivas.

“Esta experiência trouxe-me mais responsabilidade, mais conhecimentos, mais prática de trabalho e, além disso, fiz novos amigos. Foi um bom estágio!” afirma Jorge Carvalho, que estagiou na EDP. A aluna que realizou o estágio na Teleservice, Marta Pereira, acrescenta: “Este estágio trouxe mais perspectivas para o nosso futuro tanto profissional, como pessoal!”

O PROTET foi um projecto financiado pela Ciência Viva, que visou promover estas tecnologias através da realização de trabalho experimental nas áreas de Comunicações Móveis, Electrónica e Fibras Ópticas, e Automação Industrial. Participaram neste projecto alunos da Escola Fontes Pereira de Melo, do Porto, e o INESC Porto, que foi a entidade responsável pela execução do projecto.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.