B O L E T I M Número 86 de Setembro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


Spin-off do INESC Porto fornece Airbus

Imagem Principal Artigo

A FiberSensing, resultado de um spin-off do INESC Porto lançado no mercado em 2004, vai passar a fornecer sistemas de monitorização estrutural baseados em sensores de Bragg em fibra óptica para os depósitos de combustível dos aviões de testes em voo da Airbus.

A empresa, com sede na Maia, forneceu à Airbus um sistema de medição e diversos sensores para medição dinâmica de deformação e temperatura na nova geração de depósitos de combustível em material compósito. A opção de recorrer à tecnologia de fibras ópticas deve-se justamente às características destes depósitos que inibem o recurso aos sistemas convencionais eléctricos, nomeadamente por risco de ignição do combustível devido a descargas eléctricas atmosféricas.

A FiberSensing acredita que este é o primeiro passo para a adopção por parte da Airbus da sua tecnologia de sensores de Bragg em fibra óptica para os ensaios de voo em todos os futuros modelos, não só ao nível dos depósitos de combustível mas também de outras áreas dos aviões.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.