B O L E T I M Número 87 de Outubro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto participa em encontro nacional de Ciência

Imagem Principal Artigo

Na sequência do desenvolvimento do projecto PROTET - Promoção das Tecnologias de Electrónica e de Telecomunicações, o INESC Porto foi convidado a participar em mais uma edição do Fórum Ciência Viva, que terá lugar na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de Novembro. Este evento pretende ser um grande encontro entre as escolas, instituições/ associações científicas e autarquias que têm contribuído para a divulgação da Ciência e Tecnologia junto da população portuguesa, especialmente dos jovens.

Durante quase dois anos, o PROTET procurou incentivar nos jovens o gosto pelas tecnologias de Electrónica e de Telecomunicações através da realização de trabalho experimental nas áreas de Comunicações Móveis, Electrónica e Fibras Ópticas, e Automação Industrial. Participaram neste projecto alunos da Escola Fontes Pereira de Melo (FPM) e o INESC Porto, entidade responsável pela sua execução.

Concluído em Junho de 2008, o PROTET permitiu que os 26 alunos participantes alargassem os seus conhecimentos e pusessem em prática a teoria adquirida nas aulas. Além de visitas exploratórias a diversas empresas (como a ANACOM ou a Qimonda), os alunos realizaram pré-estágios no INESC Porto, FCUP e FEUP, e estágios em empresas como a EFACEC, EDP Distribuição, Microprocessador, Rádio Comercial, Chipidea e Fibersensing, entre outras.

Este projecto, desenvolvido pelo Serviço de Comunicação do INESC Porto, foi considerado um sucesso pela Escola FPM, pela Ciência Viva (entidade financiadora) e mesmo por outras escolas que se mostraram interessadas em participar em edições futuras. Outro indicador do êxito alcançado pelo PROTET foi a elevada taxa de colocação de alunos nas empresas onde estagiaram.

A representar o INESC Porto no Fórum Ciência Viva 2008 estará Sandra Pinto, responsável do Serviço de Comunicação (SC) e do PROTET. Por parte da Escola FPM, o evento contará com a presença do docente António Silva Pereira, que acompanhou o projecto, e de três alunos que exibirão protótipos resultantes dos trabalhos realizados no decorrer do mesmo.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.