CRACS inicia projectos STAMPA e CALLAS em 2008
O CRACS - Center for Research in Advanced Computing Systems, membro mais recente do INESC Porto LA, recebeu notícia da aprovação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de dois projectos: o STAMPA e o CALLAS, que terão início em 2008 e a duração de três anos.
O projecto STAMPA – Sophisticated TAbling Mechanisms for Prolog and their Applications foi aprovado com um orçamento de 150 mil euros e tem como instituições participantes a Universidade do Porto e a Universidade de Évora. Será coordenado por Ricardo Rocha do DCC-FCUP & CRACS.
Este projecto visa estudar como combinar a tecnologia de tabulação com diferentes modelos de execução de Programação em Lógica, nomeadamente os modelos usados em Answer Set Programming e no Extended Andorra Model, e contribuir para o estado da arte dos actuais sistemas de tabulação através do desenvolvimento de novas técnicas e funcionalidades originais fortemente guiadas pela sua validação usando aplicações concretas de Indução de Programas em Lógica e Bases de Dados Dedutivas.
O projecto CALLAS - Calculi and Languages for Sensor Networks foi aprovado com um orçamento de cerca de 190 mil euros e tem como objectivo inicial o desenvolvimento de modelos formais, baseados em cálculos de processos, que permitam o estudo de propriedades das redes de sensores.
O CALLAS pretende utilizar estes modelos como especificações para linguagens de programação e ambientes de execução que possam ser utilizados em redes de sensores de larga escala, com a capacidade de reconfiguração dinâmica. A validação dos protótipos desenvolvidos será feita em redes de sensores e aplicações reais. As instituições participantes são a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto de Telecomunicações. O investigador responsável é Luís Lopes do DCC-FCUP & CRACS.
|