Novo edifício do INESC Porto
Todos
com cara de mudanças
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Nas últimas
semanas, as frases que mais se ouviram foram: "Ainda há
caixotes lá em baixo?", "Sabes da minha tesoura?",
"Já desenharam o vosso mapa?", "Vamos almoçar ao
centro, é a despedida!" Tudo isto porque, à excepção da
Unidade de Optoelectrónica, todas as Unidades, Departamentos e
Serviços do INESC Porto se encontram agora instaladas no pólo da
FEUP na Asprela. Saiba tudo sobre as mudanças e seus insólitos e
não perca as fotografias dos "Apanhados do Caixote".
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Mudanças
bipartidas
Ao que parece, a ideia de dividir o processo das mudanças em duas fases
foi brilhante. Todos assistiram à normal confusão que ocorre nestas
alturas. Agora imaginem se a confusão se tivesse dado em simultâneo...
Assim, e
ao contrário do que estava inicialmente previsto, a mudança foi
efectuada em dois sábados seguidos e não em apenas um fim-de-semana.
No dia 29 de Junho foi a vez das mudanças nos edifícios de José
Falcão e do Pinheiro e, uma semana depois, desocupou-se o edifício da
Praça da República.
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Organização
profissional
Em mudanças passadas, muitas vezes os colaboradores não estavam
apenas encarregados de organizar e empacotar os seus haveres, tinham
também que os transportar até ao local de destino. Há quem saiba
histórias deliciosas desses tempos...
Agora é
diferente: ao longo da semana vai-se organizando a "tralha"
e, na sexta-feira, depois de tudo empacotado, deixam-se os pertences
nas mãos dos profissionais de mudanças. Durante o fim-de-semana,
rezam-se umas orações para que tudo corra bem e para que nada se
perca ou parta. Finalmente, na segunda-feira, arregaçam-se as mangas
para arrumar tudo de novo no sítio e preparam-se as gargantas para as
queixas habituais (que fazem parte do processo de umas mudanças de
sucesso).
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As
dificuldades das mudanças
Apesar de ter sido escolhido o dia de S. Pedro para o início das
mudanças, o Santo Popular nem por isso foi capaz de dar uma mãozinha.
Sim, porque a grande dificuldade destas mudanças foram as chaves.
Já no
novo edifício, estava-se ainda na fase de arrumação dos caixotes,
quando alguém reparou que as casas de banho não tinham chaves... Isto
constituía um problema gravíssimo, especialmente para as mulheres.
Assim, organizou-se uma excursão à Avenida das Secretárias para se
colocar o problema ao director responsável pelo processo das mudanças.
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Depois
de ouvidas as queixosas e perante tão grave problema, a Direcção
viu-se obrigada a reunir de emergência. Passadas umas boas horas de
muita reflexão e acalorada discussão, todos receberam um precioso
e-mail do incansável director com instruções específicas a seguir
neste complexo caso.
José
Carlos Caldeira aconselhava então a seguinte metodologia: "1-
Antes de entrar, bater na porta. 2- Caso obtenha algum tipo de
resposta, dirija-se a outra casa de banho. Caso se verifique a mesma
situação, tente mais tarde. 3- Caso não obtenha resposta, entre com
cuidado."
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Outros
insólitos
Num processo que envolve tantas pessoas e caixotes, há sempre
histórias para contar... Por exemplo, já no novo edifício, estava o
presidente a arrumar os seus pertences, quando as senhoras da limpeza
resolveram limpar o seu gabinete. Ele saiu então, e a secretária
disse-lhes que podiam limpar os vidros, os armários e o chão. Muito
espantada ficou quando elas pousaram os baldes, as esfregonas e os
detergentes no gabinete e deram meia volta. "Então, não vão limpar o
gabinete?", perguntou Lucília Fernandes, incrédula. "Agora
não, vamos lanchar!", responderam.
Também
deu gosto ver a robustíssima secretária do presidente, armada de
berbequim, a empoleirar-se em cima de uma mesa e, em poucos minutos,
desmontar um armário fixo na parede de uma das salas do DIL. Houvesse
clones de Lucília (vejam só do que a gente se lembra...) e as
mudanças tinham-se feito em apenas um dia!
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Houve ainda uma senhora
que, em pleno dia de "encaixotagem", se lembrou de ir à
Cedofeita comprar roupa em saldos. Às tantas, no meio de tantos
caixotes, já não sabia onde estava o saco com a dita roupa.
Lembrou-se que, por lapso, o podia ter metido dentro de algum
caixote. Mãos à obra: abriu 11 caixotes e ao décimo segundo (e
último), bingo, o dito saco! Há uma lei da natureza que diz que
qualquer objecto só é encontrado no último lugar onde se procura...
Este processo de
mudança foi mais profundo do que se previa. Consta (mas não queremos
ser mais indiscretos do que o pudor permite) que a mudança não
atingiu apenas o miolo dos edifícios, mas também o interior de
alguns corações...
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Visão
alargada do edifício
Num dos primeiros exemplos de cooperação entre Unidades,
Departamentos e Serviços no novo edifício - a grande vantagem de nos
concentrarmos num único local - já foi sentido pela equipa do BIP.
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Queremos
agradecer a imprescindível colaboração de Rute Ferreira da USIC,
Sónia Pinto da UESP, Luís Barral da UTM e José Carlos Sousa do DCI.
As fotografias tiradas por estes talentosos colaboradores ajudaram a
enriquecer este destaque e o arquivo fotográfico do INESC Porto, que
regista de forma ilustrada a história da instituição.
Como qualquer órgão
de informação, por limitações de espaço, só apresentamos nesta
edição do BIP algumas das fotografias tiradas. Em breve, a
totalidade das fotografias das mudanças estará disponível na
Intranet.
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Luís Barral, do grupo MOG
da UTM, oferece ainda
a todos a hipótese de manipularem uma câmara de filmar na frente do
edifício. Para visualizarem o "filme", só necessitam de
instalar o
QuickTime
VR. Para obterem uma visão mais alargada, movam o
rato sobre a imagem. Para fazerem zoom in e zoom out, pressionem as
teclas shift e control, respectivamente.
Entre aspas
O BIP procurou saber o que acharam os colaboradores do INESC Porto
do processo das mudanças. Aqui ficam algumas respostas:
José Correia (USIC)
- "Genericamente,
entendo que as mudanças correram bem. Não houve problemas com o
transporte do equipamento informático (uma das minhas principais
preocupações) e os "sistemas vitais" do novo edifício
(água, energia eléctrica, telefones) estavam a funcionar. Houve alguns
problemas com a rede, que demoraram cerca de dois dias a serem
resolvidos, mas que entretanto foram ultrapassados."
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Miguel Nunes (DIL)
- "Pelo que me
apercebi e no que a mim me diz respeito, correu muito bem; foi uma
mudança rápida, eficiente e muito menos trabalhosa do que as
anteriores. A organização da "coisa" foi boa, já que na
chegada ao novo edifício, estava "tudo" (o possível) no
sitio certo e não se danificou nada; o sistema de acondicionamento
(caixas, sacos, etc.) dos diversos materiais e equipamentos funcionou
bem. E não digo mais..." |
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Ricardo Morla (UTM)
- "Correu bem."
Helena Vasconcelos
(USE) - "Até ao momento, estou muito satisfeita por ter mudado para o novo
edifício.
As condições de trabalho melhoraram em muitos aspectos, nomeadamente em termos das
instalações, da proximidade com a biblioteca da FEUP e
da maior disponibilidade dos professores universitários do INESC. Para além disto, também tenho tido a possibilidade de tomar o café numa
cadeira ao sol na companhia dos meus colegas, o que me tem sabido muito bem. Quanto ao lugar de estacionamento e trânsito, só poderei formar
uma opinião quando começar o próximo ano lectivo."
Paulo Monteiro
(USIC) - "Foi das mudanças mais rápidas e bem organizadas em que participei no INESC
Porto, e já foram algumas..."
Cristóvão Sousa
(UESP) -
"Relativamente a essa questão, acho que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, visto que não estive presente
antes, durante e depois das mudanças devido a uma lesão durante o jogo da meia-final do torneio de futebol, resultando numa fractura do perónio e consequente ruptura dos ligamentos do pé direito. O meu
acompanhamento foi feito apenas através das informações que chegavam por e-mail, portanto da minha parte as mudanças decorreram de uma forma
bastante pacífica, embora me tenha apercebido de um atraso nas informações acerca da colocação de algumas pessoas no novo
edifício."
Lucília Fernandes
(Direcção) -"As mudanças trouxeram uma nova vida ao INESC Porto. Tenho a
sensação de ter mudado de instituição! Mudar de local é bom para fugir à rotina. Correu tudo muito bem e as pessoas destacadas para as
mudanças foram inexcedíveis. Quanto ao Engenheiro Caldeira, pode ir para férias porque já fez por merecê-las."
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"Os Apanhados
do Caixote"
Agora
que os “Apanhados” estão tanto na moda, apresentamos as fotos dos
“Apanhados do Caixote”:
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Quem
será? Deve ser fácil descobrir... poucos andaram de calças de
ganga nas mudanças! |
Pronto,
já estou identificado! Quem é que me embala agora por favor? |
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O
meu hipopótamo de peluche é imprescindível. Tadinho, vai enjoar
tanto nas mudanças... |
Espera
aí, assim os meus pézinhos não aparecem na foto! |
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Mesmo
em mudanças, há que manter a pose e o charme... I´m too sexy
for my caixote! |
Será
impressão minha ou já estou a trepar pelas paredes com estas
mudanças? |
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Sim
Sr. Asdrúbal, estamos a tratar os seus caixotes com muito
carinho... querido caixote... |
Yesss!
Tive uma ideia brilhante! Estas mudanças dão mesmo pica para
invenções... (na minha óptica). |
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Selvagem...
uma dentada em Lion! |
Só
me falta embalar 250.000.000.000 caixas. Ainda dá para um
cigarrinho... |
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Ai,
valha-nos Nossa Senhora das Mudanças! |
Hoje
sinto-me especialmente alto! Quase bato com a cabeça no tecto...
devo estar a alucinar... |
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Esta
não se pode perder... a bem dos inesquianos! |
Ora
bem, vamos lá ver... será que isto cabe tudo numa caixita? |
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Um
exemplo de organização da nossa Direcção.
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Acreditem
ou não... este era o gabinete do Eng. Caldeira! |
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Que
exagero! O rapaz até está bem fresquinho... |
Acho
que estou um bocado despenteado. Vou outra vez à casa de banho
retocar... |
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Eu
gosto é do Verão, de passear com a prancha na mão... |
Estamos
aqui a rir e com cara de caixote... |
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Quando
tiver saudades da Praça da República, amplie a imagem, imprima e
cole na janela mais próxima. |
Pasta
Dentrix patrocina as mudanças do INESC Porto. Smile... |
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