Número 7 Público / 21 Interno (Setembro 2002)
Ficha técnica
Comentários e sugestões: bip@inescporto.pt

Destaque |Notícias |Editorial |A vós a razão |Tribuna |Galeria do insólito |Asneira livre |B.i.p |Especial |Arquivo |Início

 

INESC Porto representa mais-valia no ensino superior

 

Por Carlos Costa*

Há dois anos a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto iniciava o ano escolar em casa nova. As capas negras, os engenheiros, as noitadas de estudo nos cafés, os livros e o espírito académico mudaram-se da Rua dos Bragas para o pólo da Asprela, concretizando um sonho de duas décadas. Hoje, respondendo aos desafios que se vão colocando, a FEUP continua a acompanhar a evolução dos tempos. E tem um novo motivo de orgulho: o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto - INESC Porto - integrou-se, finalmente, neste polo, em plena Faculdade.

Este momento, esperado desde que a FEUP deixou "os Bragas", vai marcar positivamente o desenvolvimento, não só das duas instituições, como de todo o campus da Asprela, permitindo a um Instituto de méritos reconhecidos, dar continuidade à sua investigação de qualidade. Até aqui com um espaço físico repartido pela Praça da República, pela Rua José Falcão e pela Rua do Pinheiro, o INESC Porto passa a estar centrado numa única área, próxima da nossa e de outras faculdades e munida de equipamentos mais avançados.

É com orgulho que a FEUP tem elementos do seu corpo docente a colaborar com o INESC Porto, proporcionando simultaneamente a vários bolseiros o desenvolvimento de projectos internacionais. E não podia deixar de ver com bons olhos a mudança para as mesmas instalações, possibilitando também aos futuros engenheiros o acompanhamento de projectos de I&D, contribuindo para a vertente prática da sua aprendizagem. Sem dúvida que esta mudança não é mais do que o continuar do percurso firme que o INESC Porto tem vindo a fazer, o que se reflecte nas portas abertas que os seus investigadores encontram nos mais reputados centros de investigação mundiais.

Na Asprela o INESC Porto passa a ter melhores condições para que os bolseiros, investigadores e funcionários possam dar, ainda com mais eficácia, o respectivo contributo para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Portugal, repercutindo-se para outros países.

Embrião daquilo que de melhor se faz em termos de investigação a nível nacional, o INESC Porto representa uma mais valia para o ensino superior. Neste momento, mais ainda para a FEUP já que passará a privar no mesmo espaço.

Benvindos!

 

* Director da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

 

 

   TRIBUNA

   Artigo de opinião de convidado da Redacção do BIP.