INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 1 ( i n t e r n o ) / 1 7 ( p ú b l i c o )
 

 

 

UESP conclui com sucesso o projecto EXPIDE 

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) concluiu recentemente com sucesso o projecto EXPIDE - Extended Products in Dynamic Enterprises (www.expide.org) no qual, ao longo de dois anos e meio, teve uma participação significativa.

O consórcio do projecto, liderado pelo BIBA (de Bremen), envolvia ainda o CIMRU (Universidade de Galway, Irlanda), a Alfamicro, o Gruppo Formula (Itália) e a VTT (Finlândia).

A investigação na área dos "produtos estendidos" era, no início do projecto, relativamente elementar, sendo que o projecto desempenhou um importante papel na criação e na divulgação de um quadro conceptual e de conceitos inovadores.

O termo "produto estendido" corresponde a uma evolução da ideia de produto físico e tangível, por forma a incorporar um conjunto de serviços e de componentes não tangíveis que podem, nalguns casos, acrescentar um enorme valor ao produto original e lhe aumentam o nível de "customização". A tendência é o número destes produtos aumentar muito, levando a que seja cada vez mais difícil distinguir entre bens e serviços.

Por outro lado, as tecnologias de informação e comunicação podem apoiar fortemente o ciclo de vida destes produtos, que vai deste a sua concepção até à fase "terminal", envolvendo por exemplo serviços de reciclagem. Em todos estes processos, as redes de empresas e a colaboração entre diferentes entidades assume uma enorme importância, sendo este domínio o de maior relevância para a actividade da UESP, no enquadramento do INESC Porto enquanto Laboratório Associado.

Neste sentido, o cluster EXPIDE dinamizou as ligações e a troca de experiências entre vários projectos de Investigação e Inovação da Comissão Europeia que lidam com problemas e áreas directa ou indirectamente relacionadas com o conceito de "produto estendido". Por este motivo, o EXPIDE divulgou resultados desses projectos de investigação, usando a sua própria plataforma de divulgação. Esteve presente em importantes conferências internacionais e organizou "workshops" na Europa e nos Estados Unidos.

Foram ainda produzidos vários relatórios, para divulgação pública, e elaboradas recomendações bastante valorizadas pelos técnicos da Comissão Europeia, que colaboraram activamente neste esforço colectivo.

Qualquer entidade com interesse nos tópicos seguintes pode aderir ao "cluster" Expide, de forma gratuita (neste momento a base de dados contêm informação sobre cerca de 60 projectos):
Produtos Estendidos e satisfação electrónica de encomendas
Empresas Estendidas (empresas ágeis, empresas virtuais, empresas fractais, etc.)
Serviços avançados sobre produtos existentes
Apoio à gestão do ciclo de vida de produtos
Comércio electrónico Business to Business