INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 1 ( i n t e r n o ) / 1 7 ( p ú b l i c o )
 
 


O p i n i ã o

A Vós a Razão
Leitor escreve sobre a obrigatoriedade do gozo de pelo menos 10 dias úteis de férias em Agosto: "Como ainda ninguém resolveu partilhar essa "triste" experiência com os restantes "contratados" cá ficam as minhas perguntas e algumas das respostas que consegui encontrar..." »

Galeria do Insólito
Não perca a história da senhora que telefonou a saber se o director José Carlos Caldeira lhe podia tratar dos calos dos pés... e divirta-se a imaginar os jogadores do Torneio de Futebol nos anos 60! »

Asneira Livre
Leitor partilha a alegria da vitória da UESP, "uma equipa vencedora não só a nível desportivo, mas acima de tudo vencedora na maneira de receber e integrar quem chega de novo" »

Biptoon
Bamos Indo Porreiros »

Especial
Gostou de ver a Exposição de Desenhos "Art In esc"? Então conheça melhor cada um dos autores dos desenhos. Entrevistas e fotografias exclusivas neste BIP»

Notícias »

 

UESP vence III Torneio de Futebol do INESC Porto 


Excelentes sistemas de produção de golos

Nos últimos meses, a partir das 18 horas, o trabalho de um terço dos inesquianos foi cabecear, correr, fintar, defender e marcar golos! A terceira edição do Torneio de Futebol do INESC Porto terminou com a consagração da equipa da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção que esteve sempre presente nos jogos das finais. Só este ano a UESP conseguiu levar para casa a taça e a medalha de melhor marcador. À terceira é de vez...

 

A terceira edição

Desde o Natal do ano passado que perto de 90 inesquianos e ex-inesquianos sentiam o seu entusiasmo crescer enquanto formavam as equipas e esperavam pacientemente pelo mês de Maio.


Em 2003, mantiveram-se as sete equipas (as cinco Unidades, com a de Telecomunicações a “desdobrar-se” em duas, e os Departamentos e Serviços reunidos numa só equipa), mas alterou-se a calendarização dos jogos.

 

Enquanto na edição anterior o Torneio decorreu entre Fevereiro e Maio com jogos espaçados, em 2003 concentraram-se os jogos nos meses de Maio e Junho com uma média de quatro jogos por semana, a exemplo da primeira edição. 


Os jogos e o convívio

No dia 13 de Maio, às 19 horas, arrancava o III Torneio de Futebol do INESC Porto, desta vez no ringue da Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), escolhido pela localização muito favorável para a maioria dos jogadores.


Na opinião de vários participantes, este Torneio revelou-se mais competitivo do que os anteriores, mas nem por isso menos interessante e divertido.


Os factores apontados como mais negativos foram as faltas dos árbitros nomeados e alguma discordância entre as equipas em relação às regras.  
Para compensar, registaram-se muito menos lesões do que no último Torneio, disputado no pavilhão do Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP).

 
As meias-finais e a final

Em 25 de Junho eram já conhecidas as equipas mais resistentes que chegaram às meias-finais, acumulando um maior número de pontos: UESP (18), Krackes (12), UTM2 (10) e UOSE (9). Para trás ficavam as equipas dos Power All Stars, USIC e UTM1. 


Na primeira meia-final, a UESP venceu a UOSE com uma margem confortável de 10-1. Na segunda meia-final, a equipa da UTM2 derrotou os Krackes por 8-2. 


Do jogo que antecedeu a grande final saíram vencedores os Krackes, que arrecadaram um honroso terceiro lugar, cabendo à equipa da UOSE o quarto lugar do Torneio.

A 27 de Junho, o jogo da final foi disputado num ambiente de boa disposição e alguma ansiedade. Ao intervalo, a expectativa mantinha-se, com as equipas empatadas a 2 golos. Na segunda parte, a UESP conseguiu superar a igualdade e venceu a equipa da UTM2 com um resultado final de 7-2! 


Os marcadores

O mistério acompanhou a atribuição do prémio de Melhor Marcador até ao fim. No jogo da Final, só a alguns minutos do fim se soube que a medalha de Melhor Marcador caberia a José Pedro Fernandes da UESP.

 

 Melhor Marcador

José Pedro Fernandes

UESP

2º Lugar

 

Sérgio Almeida

UESP

3º Lugar

Nuno Fernandes

Os Krakes

Com um recorde de 25 golos marcados no final do Torneio, José Pedro Fernandes subiu a fasquia dos 20 golos do melhor marcador da primeira edição do torneio e dos 19 golos da segunda edição (Rui Oliveira da UTM em ambas as edições).

Em segundo lugar, ficou Sérgio Almeida da mesma equipa, com 24 golos marcados, cabendo o terceiro lugar a Nuno Fernandes, dos Krackes (DIL/DCI) com 17 golos.

PDF de todos os marcadores do torneio

A alegria dos vencedores

No final do decisivo jogo, a taça foi entregue à equipa da UESP e a medalha de melhor marcador a José Pedro Fernandes. Num ambiente de saudável convívio desportivo, todos brindaram com champanhe à vitória da equipa da UESP.

A equipa vencedora irradiava alegria e satisfação, não só porque já tinha estado presente em duas finais, sem ter conseguido chegar à vitória, mas também porque só foi possível formar a equipa algumas semanas antes do torneio. inicialmente não tinham jogadores suficientes, mas os que finalmente resolveram participar revelaram-se mais do que competentes para levar a equipa à vitória!

O BIP felicita todos os que participaram no III Torneio de Futebol do INESC Porto e, claro, dá os parabéns aos vencedores!

Os apanhados do Torneio