INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 1 ( i n t e r n o ) / 1 7 ( p ú b l i c o )
 
 


O p i n i ã o

A Vós a Razão
Leitor escreve sobre a obrigatoriedade do gozo de pelo menos 10 dias úteis de férias em Agosto: "Como ainda ninguém resolveu partilhar essa "triste" experiência com os restantes "contratados" cá ficam as minhas perguntas e algumas das respostas que consegui encontrar..." »

Galeria do Insólito
Não perca a história da senhora que telefonou a saber se o director José Carlos Caldeira lhe podia tratar dos calos dos pés... e divirta-se a imaginar os jogadores do Torneio de Futebol nos anos 60! »

Asneira Livre
Leitor partilha a alegria da vitória da UESP, "uma equipa vencedora não só a nível desportivo, mas acima de tudo vencedora na maneira de receber e integrar quem chega de novo" »

Biptoon
Bamos Indo Porreiros »

Especial
Gostou de ver a Exposição de Desenhos "Art In esc"? Então conheça melhor cada um dos autores dos desenhos. Entrevistas e fotografias exclusivas neste BIP»

Notícias »

 

UESP vence III Torneio de Futebol do INESC Porto 


Excelentes sistemas de produção de golos

Nos últimos meses, a partir das 18 horas, o trabalho de um terço dos inesquianos foi cabecear, correr, fintar, defender e marcar golos! A terceira edição do Torneio de Futebol do INESC Porto terminou com a consagração da equipa da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção que esteve sempre presente nos jogos das finais. Só este ano a UESP conseguiu levar para casa a taça e a medalha de melhor marcador. À terceira é de vez...

 

A terceira edição

Desde o Natal do ano passado que perto de 90 inesquianos e ex-inesquianos sentiam o seu entusiasmo crescer enquanto formavam as equipas e esperavam pacientemente pelo mês de Maio.


Em 2003, mantiveram-se as sete equipas (as cinco Unidades, com a de Telecomunicações a “desdobrar-se” em duas, e os Departamentos e Serviços reunidos numa só equipa), mas alterou-se a calendarização dos jogos.

 

Enquanto na edição anterior o Torneio decorreu entre Fevereiro e Maio com jogos espaçados, em 2003 concentraram-se os jogos nos meses de Maio e Junho com uma média de quatro jogos por semana, a exemplo da primeira edição. 


Os jogos e o convívio

No dia 13 de Maio, às 19 horas, arrancava o III Torneio de Futebol do INESC Porto, desta vez no ringue da Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), escolhido pela localização muito favorável para a maioria dos jogadores.


Na opinião de vários participantes, este Torneio revelou-se mais competitivo do que os anteriores, mas nem por isso menos interessante e divertido.


Os factores apontados como mais negativos foram as faltas dos árbitros nomeados e alguma discordância entre as equipas em relação às regras.  
Para compensar, registaram-se muito menos lesões do que no último Torneio, disputado no pavilhão do Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP).

 
As meias-finais e a final

Em 25 de Junho eram já conhecidas as equipas mais resistentes que chegaram às meias-finais, acumulando um maior número de pontos: UESP (18), Krackes (12), UTM2 (10) e UOSE (9). Para trás ficavam as equipas dos Power All Stars, USIC e UTM1. 


Na primeira meia-final, a UESP venceu a UOSE com uma margem confortável de 10-1. Na segunda meia-final, a equipa da UTM2 derrotou os Krackes por 8-2. 


Do jogo que antecedeu a grande final saíram vencedores os Krackes, que arrecadaram um honroso terceiro lugar, cabendo à equipa da UOSE o quarto lugar do Torneio.

A 27 de Junho, o jogo da final foi disputado num ambiente de boa disposição e alguma ansiedade. Ao intervalo, a expectativa mantinha-se, com as equipas empatadas a 2 golos. Na segunda parte, a UESP conseguiu superar a igualdade e venceu a equipa da UTM2 com um resultado final de 7-2! 


Os marcadores

O mistério acompanhou a atribuição do prémio de Melhor Marcador até ao fim. No jogo da Final, só a alguns minutos do fim se soube que a medalha de Melhor Marcador caberia a José Pedro Fernandes da UESP.

 

 Melhor Marcador

José Pedro Fernandes

UESP

2 Lugar

 

Sérgio Almeida

UESP

3 Lugar

Nuno Fernandes

Os Krakes

Com um recorde de 25 golos marcados no final do Torneio, José Pedro Fernandes subiu a fasquia dos 20 golos do melhor marcador da primeira edição do torneio e dos 19 golos da segunda edição (Rui Oliveira da UTM em ambas as edições).

Em segundo lugar, ficou Sérgio Almeida da mesma equipa, com 24 golos marcados, cabendo o terceiro lugar a Nuno Fernandes, dos Krackes (DIL/DCI) com 17 golos.

PDF de todos os marcadores do torneio

A alegria dos vencedores

No final do decisivo jogo, a taça foi entregue à equipa da UESP e a medalha de melhor marcador a José Pedro Fernandes. Num ambiente de saudável convívio desportivo, todos brindaram com champanhe à vitória da equipa da UESP.

A equipa vencedora irradiava alegria e satisfação, não só porque já tinha estado presente em duas finais, sem ter conseguido chegar à vitória, mas também porque só foi possível formar a equipa algumas semanas antes do torneio. inicialmente não tinham jogadores suficientes, mas os que finalmente resolveram participar revelaram-se mais do que competentes para levar a equipa à vitória!

O BIP felicita todos os que participaram no III Torneio de Futebol do INESC Porto e, claro, dá os parabéns aos vencedores!

Os apanhados do Torneio