E D I T O R I A L
Provocação Evolução A virtude de uma organização como o INESC Porto reside em ter capacidade de se repensar.
E extrair consequências.
É nisto que se distingue das organizações do Estado, no seu figurino mais tradicional: não é reaccionária à mudança, a estrutura não é essencial nem é um objectivo, apenas um instrumento.
Os processos de auto-avaliação e avaliação externa são peças essenciais deste mecanismo de evolução e adaptação. Não diminuiremos o valor para Portugal e para o INESC Porto do procedimento originado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, mas importa-nos realçar as iniciativas próprias, pois estas indiciam que temos um rumo e não apenas que seguimos empurrados por ventos alheios.
O INESC Porto LA (Laboratório Associado) lançou um processo de repensar a área de Ciências da Computação, tendo em conta as profundas alterações de cenário resultantes da integração do LIAAD e do CRACS, em boa hora ocorrida. A visita do Prof. José Fortes, da University of Florida, USA, foi apenas uma peça desse processo: mas uma peça virtuosa.
A síntese final efectuada pelo ilustre visitante, com a ousadia de propor um projecto bandeira (flagship Project) inovador constituindo um cimento entre as várias unidades do INESC Porto e dando uma coerência inesperada às Ciências da Computação, tem toda a marca de uma provocação.
Não lhe sejamos indiferentes.
|