Número 2 Público / 16 Interno (Março 2002)
Ficha técnica
Comentários e sugestões: bip@inescporto.pt

Destaque |Notícias |Editorial |A vós a razão |Tribuna |Galeria do insólito |Asneira livre |B.i.p |Lab. Associado |Arquivo |Início

 
INESC Porto torna-se Laboratório Associado do MCT

 

 

O INESC Porto assinou um contrato-programa com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, passando assim a ter o estatuto de Laboratório Associado do Ministério da Ciência e Tecnologia. Só podem obter este estatuto as instituições de investigação "de mérito elevado reconhecido em avaliações externas que mostrem capacidade para cooperar, de forma estável, competente e eficaz, na prossecução de objectivos específicos da política científica e tecnológica nacional". Ou seja, estamos todos de parabéns!

 

A cerimónia
No primeiro dia de Março, no átrio de entrada do edifício do INESC Porto na Praça da República, era notório o ambiente de boa disposição e de uma certa apreensão. Afinal, não é todos os dias que se recebe a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago.

Quando o ministro chegou, teve início a cerimónia da assinatura do contrato com a FCT, que tornaria o INESC Porto Laboratório Associado do MCT.

 

Além do ministro, que presidiu à mesa, estiveram presentes o presidente da FCT, Luís Magalhães, o reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa, o vice-presidente do Conselho Científico da FEUP, Álvaro Cunha, e o presidente do INESC Porto, Pedro Guedes de Oliveira, entre outras personalidades ligadas à ciência e tecnologia.

O contrato só foi assinado depois do discurso dos ilustres que integraram a mesa, incluindo um positivo discurso de Mariano Gago que a muitos agradou.

 

O discurso
"Pareceu-me um discurso adequado ao momento e que deixou transparecer uma imagem duma política que parece bem preparada, consequente e serena dum bom ministro", afirmou José Soeiro Ferreira da UESP, um dos presentes na cerimónia.

Na opinião de José Luís Santos, coordenador da UOSE, o discurso teve "20% de circunstância e 80% resultado de reflexão profunda dum ministro que ficará na história da Ciência e da Tecnologia em Portugal". Mais sintético, Luís Carneiro da UESP, considerou o discurso "na letra inspirado e no conteúdo adequado e motivador".

 

Exímia na arte do resumo, Ana Viana da UESP, afirmou simplesmente que "o ministro teve o discurso adequado a cerimónias deste tipo: relembrou o que houve de melhor e pior no passado da instituição e transmitiu uma mensagem de confiança no desempenho futuro do INESC Porto, lembrando no entanto que, ao adquirir o estatuto de Laboratório Associado, este passa a ter obrigações acrescidas no plano cientifico nacional e internacional".

Após a assinatura, os convidados visitaram a Unidade de Sistemas de Energia, ou mais especificamente, o projecto Aplicações Avançadas para DMS (Distribution Management Systems) desenvolvido para a EFACEC e outros relacionados com o planeamento energético regional com tecnologia SIG (Sistemas de Informação Geográfica).

 

Ainda na sala da USE, o ministro e os restantes convidados puderam assistir à apresentação de projectos da USIC baseados em sistemas de informação geográfica, tais como o SIMAT (Sistemas de Informação Municipais - Aplicações Técnicas) e o SINUP (Sistema de Informação Urbana do Porto).

Na área de telecomunicações e multimédia, foram apresentados os projectos ORBIT (Object Reconfigurable Broadcast Infrastructure Trial) e G-FORS (Generic Format for Storage), o que levou a algumas trocas de ideias sobre telecomunicações.

 

Em todas as apresentações, o ministro e os convidados mostraram-se atentos, interessados e dialogantes, sendo de realçar o sentido de humor de Mariano Gago, que proporcionou vários momentos de riso e boa disposição entre os presentes.

 

O nosso mérito
Segundo a definição do MCT, "um Laboratório Associado é uma instituição de investigação de mérito elevado reconhecido em avaliações externas, segundo critérios de qualidade internacional."

Mas não é só. O MCT avalia igualmente "a capacidade da instituição para cooperar, de forma estável, competente e eficaz, na prossecução de objectivos específicos da política científica e tecnológica nacional".

 

No final de 1999, o INESC Porto foi avaliado por uma comissão internacional de cientistas nomeada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e recebeu a classificação máxima: excelente. Agora, deu mais um passo em frente ao tornar-se Laboratório Associado do MCT. Parabéns a todos!

(ver detalhes sobre os Laboratórios Associados na secção Lab. Associado)