INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 2 5 ( i n t e r n o ) / 1 1 ( p ú b l i c o )
 
 


O p i n i ã o

A Vós a Razão
Leitor questiona: "A CRISE chegou ao INESC Porto! Qual é a solução para a CRISE?! Alguém sabe?!... Eu também não!!! Mas tenho uma opinião..." »

Galeria do Insólito
Nós, no BIP, somos cruéis e não perdoamos. Expomos aos famintos e voyeurs olhos do povo as misérias que ocorrem aos nossos mais queridos colaboradores e deixamos os leitores de água na boca, tentando adivinhar a quem nos referimos... »

Asneira Livre
Leitor divaga: "...instituição possuidora de um edifício novo e cheio de "xptozisses" ("Star Wars?? experimentem os nossos elevadores modelo "space shuttle" ), com um bar órfão de uma simples e singela cadeirinha" »

Biptoon
Bamos Indo Porreiros »

Especial
Divirta-se com as fotos dos apanhados da festa de Natal 2002!»

Notícias »

 

Projecto SCOPE para a modernização do Porto de Leixões
INESC Porto não esquece raízes geográficas

A USIC tem vindo a apostar, desde Outubro do ano passado, no projecto SCOPE - Sistema da Comunidade Portuária Electrónico. A ideia é modernizar o Porto de Leixões através da implementação de um modelo organizativo que permita a gestão electrónica dos processos relacionados com a circulação das mercadorias que passam pelo porto de Leixões. O INESC Porto não ignora as suas raízes nortenhas e ajuda assim a impulsionar a modernização do sector portuário e das actividades económicas regionais a ele associadas.


O que é o SCOPE? 

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) irá desenvolver, até Agosto de 2004, o projecto SCOPE, implementando um modelo de comunicação electrónica que pretende responder aos requisitos informativos e organizativos de todos os actores da Comunidade Portuária de Leixões, optimizando desta forma a utilização da telemática na cadeia logística deste porto.

Neste projecto, o INESC Porto assegura a modelização e a especificação dos processos, o acompanhamento do desenvolvimento e implementação pelas software-houses e, particularmente, todo o processo de certificação.

Pela parte do INESC Porto, o projecto está a ser desenvolvido por uma equipa da USIC, coordenada globalmente por António Gaspar e a nível técnico e operacional por Rui Barros.

Financiamento e parcerias 

O SCOPE é financiado pelo programa Investigação em Consórcio gerido pela Agência de Inovação, num montante de cerca de um milhão de euros. Tem 29 parceiros, sendo cinco coordenadores e 24 principais. O projecto é ainda acompanhado por mais 33 parceiros associados, cobrindo assim todos os actores da Comunidade Portuária de Leixões. De salientar que, entre os 82 projectos aprovados até ao momento, este foi o único em que a instituição do SCTN (Sistema Científico e Tecnológico Nacional) foi financiada a 100%.

O projecto é gerido pela APDL - Administração do Porto de Leixões, S.A. (autoridade portuária), sendo também parceiros coordenadores o INESC Porto, a Alfândega de Leixões (autoridade aduaneira), a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal e a Associação dos Transitários de Portugal. Cada uma destas entidades coordenará um determinado grupo de parceiros principais, cabendo ao INESC Porto a função de coordenar as software-houses envolvidas no projecto.

Os restantes parceiros são empresas com perfis diferenciados, nomeadamente Agentes Transitários, Agentes de Navegação, Despachantes Oficiais, Armadores ou Operadores de Transporte Marítimo, Carregadores e/ou Recebedores de Carga e as Software Houses fornecedoras das soluções informáticas já instaladas nestas empresas.

Inovar é palavra de ordem

Segundo Rui Barros da USIC, pretende-se que o modelo a criar para o SCOPE seja aberto, crítico, inter-operante com ambientes heterogéneos, flexível, escalável e compatível com os modelos em fase de normalização no âmbito da UN/CEFACT.

"Deve ainda superar as limitações detectadas no âmbito das soluções já existentes, nomeadamente ao nível da monitorização inteligente dos processos, avaliação do desempenho e serviços de compensação e de certificação", acrescenta o engenheiro.

Rui Barros considera que é neste domínio que se posiciona a inovação deste projecto: "ao endereçar a inovação de processos (referentes aos Conhecimentos e Manifestos de Carga na cadeia logística), potenciar a inovação de produtos (software associado aos processos) e impulsionar a modernização sectorial".

O porto de Leixões 

O porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária do Norte de Portugal, desempenhando um papel primordial ao servir diversas actividades industriais e comerciais na sua área geográfica.

Este porto detém uma situação geográfica privilegiada onde se localizam 2/3 das pequenas e médias empresas portuguesas. Representa 25% do Comércio Externo Português, movimentando anualmente cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias.

Algodão, têxteis, ferro, aço, granitos, vinhos, madeira, cortiça, papel, sisal, automóveis, cereais, café, açúcar, sucata, melaço, alcatrão, asfalto e produtos petrolíferos são alguns dos produtos que passam pelo porto.

Em busca da modernização 

Segundo António Gaspar, o projecto SCOPE insere-se numa estratégia de modernização encetada pela APDL, que pretende elevar a competitividade deste porto, recorrendo às tecnologias de informação e comunicação para diminuir custos e erros, aumentando a rentabilidade, eficiência e qualidade dos serviços prestados.

Para desenvolver este projecto, o INESC Porto tem vindo a recorrer à experiência obtida no âmbito de um dos casos de sucesso do INESC Porto, o SIMAT, pretendendo levar mais longe o seu envolvimento, desta feita até à certificação das soluções desenvolvidas.

O coordenador da USIC considera que, "indirectamente, o SCOPE irá potenciar também as actividades económicas regionais associadas à actividade deste porto, podendo ainda ter, a nível nacional, um impacto dinamizador junto dos outros portos nacionais levando-os a seguir abordagens semelhantes".

Desta forma, prevê-se que as actividades deste projecto sejam coordenadas com as actividades em curso a nível nacional no seio da Associação dos Portos de Portugal.

Porto de partida? 

Poderá  o  SCOPE  ser  um  ponto  de  partida  para  outros  projectos  relacionados  com  a  informatização do  transporte  e  armazenamento  de  mercadorias  no  INESC Porto?  António  Gaspar  pensa  que  o  SCOPE  foi  o  primeiro  projecto  desenvolvido  na  área  portuária,  mas  considera  que  "o  mais  importante  é  o  tipo  de  posicionamento  único  que  o  INESC  Porto  tem  neste  projecto,  uma  vez  que  é  totalmente  independente  da  sua  área  de  actuação".

Neste caso concreto, o INESC Porto surge como entidade independente e externa ao sector, apoiando tecnicamente esta comunidade portuária, com vista à sua modernização e consequente aumento de competitividade. Este apoio é efectuado através da análise, modelização e especificação dos novos procedimentos electrónicos e da garantia de que os mesmos são correctamente transpostos para o mercado de aplicações informáticas portuárias, através da certificação do software desenvolvido pelas software-houses envolvidas.

Beneficiando o Norte nas autarquias...

A USIC tem uma vertente muito acentuada de prestação de serviços, estando muito próxima das empresas e instituições da região norte. Segundo o coordenador da Unidade, "existem várias áreas onde o envolvimento do INESC Porto pode ser já considerado histórico, como a das autarquias por exemplo". "A USIC é herdeira da actividade do INESC e do INESC Porto neste domínio na região, sendo a informatização das autarquias e o desenvolvimento do SIGMA uma das referências fundamentais", explica António Gaspar.

Mais recentemente pode evocar-se o projecto SIMAT, considerado um dos casos de sucesso do PRONORTE, e a forte colaboração com autarquias como Matosinhos, Maia e Porto, a qual se traduz no desenvolvimento de soluções específicas, na prestação de apoio técnico e no lançamento de candidaturas a programas de financiamento.

Outro exemplo importante, recorda António Gaspar, "foi todo o trabalho realizado no âmbito do projecto SINUP para a Sociedade Porto 2001 e recentemente transferido para a C.M. do Porto, a qual, graças a este projecto, passa a contar com uma base de dados da cidade com informação georeferenciada, o ponto de partida para a criação de inúmeras aplicações sectoriais, com todos os benefícios associados a esta tecnologia".

... nas telecomunicações 

Também no sector das telecomunicações a USIC tem realizado um esforço importante, valorizando e viabilizando a realização de actividades com forte valor acrescentado para a região. A título de exemplo, salientam-se as actividades com a NOEM (numa perspectiva de viabilização da antiga fábrica da Grundig em Braga para a produção de set-top boxes para TV digital terrestre e por satélite), a estreita colaboração com o INESCTEL, os diversos projectos e candidaturas com a TVTEL e, mais recentemente, a colaboração com a Siemens.

A USIC (ou as estruturas que a precederam) esteve também envolvida em diversos estudos e projectos sobre a região norte, nomeadamente um estudo sobre uma rede de banda larga para a Área Metropolitana do Porto (AMP), analisando a viabilidade de utilização das condutas da rede de gás (em projecto nessa altura) para a criação de uma rede multiserviços em fibra óptica. Outro trabalho de relevo neste domínio foi um estudo sobre as telecomunicações na AMP, enquadrado num estudo sócio-económico sobre a região, que preparou a candidatura regional ao anterior Quadro Comunitário de Apoio.

É interessante também salientar um parecer elaborado para um projecto do Eixo Atlântico visando criar uma rede ligando e prestando serviços às cidades suas associadas, no âmbito do antigo Artigo 10 do FEDER. Houve ainda alguns projectos visando apoiar as PMEs da região na utilização de ferramentas avançadas de comunicação e de serviços de comércio electrónico (SERATEL e ELECOM).

... na saúde e transportes 

A USIC tem tido igualmente um envolvimento significativo no sector da saúde na região norte, com todo o apoio prestado à informatização de raiz do Hospital Pedro Hispano, com o PDI do IPO-Porto e, mais recentemente, com o projecto S. João XXI no Hospital de São João, enquadrado no Plano Operacional da Saúde, Saúde XXI.

Recentemente tem sido também desenvolvida alguma actividade no sector dos transportes, através deste novo projecto SCOPE e com o Metro do Porto, directamente através de apoio no campo do GIS e indirectamente através do estudo realizado para a Transportes Intermodais do Porto (Metro, STCP e CP), sobre a futura rede de telecomunicações de suporte à bilhética integrada destas entidades.

Perspectivas para o futuro 

Relativamente ao futuro, o coordenador da USIC acredita na continuação desta forte ligação à região, com a apresentação em 2001/2002 de candidaturas regionais relevantes aos programas POSI (AMP e Maia), POS (Hospital Pedro Hispano) e INTERREG III (com a Associação de Engenheiros de Telecomunicações da Galiza), assim como de diversas propostas de prestação de serviços, presentemente ainda em avaliação.

Nota: O BIP agradece as fotos gentilmente cedidas pela APDL - Autoridade Portuária do Porto de Leixões.