INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 6 ( i n t e r n o ) / 2 2 ( p ú b l i c o )
 

 

 

UESP vê projecto ISO-Pross aprovado


A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) obteve recentemente confirmação da aprovação do projecto ISO-Pross: Plataforma Multimédia para Gestão da Informação da Qualidade Orientada aos Processos em Ambiente Fabril no âmbito do programa IDEIA, gerido pela Agência de Inovação.

O consórcio do projecto é formado pela empresa CIMSOFT - Tecnologias de Informação Lda (líder do projecto) e pelo INESC Porto.

O projecto tem por objectivo o desenvolvimento de uma plataforma para a gestão e disponibilização de informação orientada aos processos da empresa (em conformidade com o novo referencial da qualidade ISO 9000-2000), numa interface adequada a ambientes fabris.

A informação será apresentada por processo e subprocesso, actividade e posto de trabalho, enriquecida pela utilização de elementos multimédia, com interfaces de fácil manuseamento em PCs ou Quiosque (sistemas tácteis).

Esta dinâmica de exposição de documentos, enriquecidos com funcionalidades multimédia, funcionará como um meio excelente de formação e informação on-line e permitirá reduzir significativamente a circulação de documentos em papel e assim controlar e garantir as versões disponíveis aos operadores.

Será também desenvolvido um ambiente de execução de aplicações (Mini-Shell) que permita um acesso controlado ao sistema e coexistência com outros sistemas de mercado.

Aspectos da estratégia de desenvolvimento incluem a utilização de um sistema operativo “Open Source” para facilitar a disponibilização de terminais de informação em toda a empresa (com baixo custo), a utilização de uma base de dados Ldap que suporte documentos externos em formato multimédia, Fire Wall e segurança recorrendo a SSL e Criptografia.

O projecto terá uma duração de 24 meses, um orçamento total de 144 mil Euros. Paula Silva será responsável pela coordenação das actividades do INESC Porto.