FiberSensing patrocinou workshop sobre
pontes ferroviárias de alta velocidade
A mais recente spin-off do INESC Porto, FiberSensing -
Sistemas Avançados de Monitorização, S.A., foi um dos
patrocinadores do workshop “Bridges for High-Speed Railways”,
que decorreu nos dias 3 e 4 de Junho, na Faculdade de
Engenharia.
Este evento, que teve a RAVE S.A. como principal
patrocinador, integra-se no contexto da implementação da rede
ferroviária de alta velocidade em Portugal e respectiva
ligação a Espanha e ao resto da Europa. Esta é, neste momento,
uma opção estratégica do país, que mobilizará consideráveis
recursos económicos e humanos.
Em
termos técnicos, de segurança, equipamentos e soluções
construtivas, a alta velocidade exige as mais sofisticadas
tecnologias, e implica novos desafios de engenharia que é
urgente preparar. Todas estas questões foram discutidas neste
workshop por vários especialistas de países onde a alta
velocidade se encontra em fase mais avançada de implementação.
A FiberSensing expôs alguns dos seus produtos num stand
próprio, onde apresentou também o protótipo de um pórtico
instrumentado com um sistema integrado de monitorização
constituído por diferentes tipos de sensores de Bragg, uma
unidade de medição e transmissão remota de dados.
A FiberSensing colaborou ainda, juntamente com o
Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da
Universidade do Porto, no projecto e implementação de uma
maqueta da futura ponte sobre o rio Douro para o comboio de
alta velocidade, que esteve em exposição num local próximo do
auditório onde decorreram os trabalhos do workshop. O projecto
desta ponte foi encomendado pela RAVE ao Gabinete de Projectos
afassociados -
projectos de engenharia, SA, tendo a maqueta sido
realizada respeitando o projecto original à escala 1/87 pelo Maquetista Alvaro Negrello. A FiberSensing encarregou-se
também do controlo em tempo real do movimento da composição
sobre a ponte, sincronizado com a aquisição de dados de
deformação estrutural, obtidos a partir de sensores de Bragg
colocados em pontos críticos da maqueta.
Para informações detalhadas consulte o site
www.fe.up.pt/HSRBridges.