B o l e t i m Número : 4 3 ( interno ) / 2 9 ( público ) Setembro 2004

 

 

 

INESC Porto candidata-se ao financiamento do PRIME para a Formação
 


O INESC Porto apresentou, no início do mês de Agosto, uma candidatura ao programa PRIME para o financiamento da formação profissional de Recursos Humanos, estando neste momento a aguardar a decisão sobre a sua aprovação.

Com base num Plano de Formação Plurianual - abrangendo os anos de 2004, 2005 e 2006 -, a candidatura prevê a participação de cerca de 90 colaboradores do INESC Porto, repartidos equitativamente pelos três anos.

A grande vantagem da formação financiada pelo PRIME é que admite a participação dos docentes e dos bolseiros, ao contrário dos programas tradicionais, onde apenas os activos contratados são considerados elegíveis.

As áreas de formação contempladas pelo Plano são muito diversas, desde as mais específicas a cada Unidade, Departamento ou Serviço, a algumas mais gerais, tais como as áreas comportamentais. A maior parte das acções corresponde a participações individuais, mas prevê-se também que algumas acções de formação sejam organizadas num formato intra-institucional, isto é, efectuadas à medida do INESC Porto ou realizadas apenas para colaboradores deste, à semelhança do curso de Inglês que está a decorrer nas instalações do INESC Porto.

O Plano prevê, no total, a realização de 111 cursos, com um volume total de formação de 10 626 horas, um número de tal ordem grande que a própria aplicação informática do formulário de candidatura não estava preparada para tantos, tendo apresentado alguns bugs ocasionais (!).

A preparação da Candidatura implicou o trabalho e dedicação de vários colaboradores das Unidades, Departamentos e Serviços, principalmente do DIL (em especial Isabel Macedo, Marta Barbas e Bárbara Maia), que conseguiu coordenar, processar e submeter a candidatura num tempo recorde, digno de um Francis Obikwelu!

Por ora, a candidatura está em fase de análise no PRIME, podendo-se entretanto avançar com a realização das acções previstas para 2004, embora na condição de cada uma delas ser aprovada caso a caso pela Direcção.

Em breve, serão disponibilizados na Intranet os quadros com a formação planeada, por ano e por Unidade, de acordo com a candidatura.