B o l e t i m Número 52 de Junho 2005 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 


O p i n i ã o  

A Vós a Razão
Colaboradora afirma: "...é um motivo de muito orgulho pertencer ao INESC Porto, pois é sem dúvida uma organização empenhada na inovação, através do conhecimento e da tecnologia."

Galeria do Insólito
Será que os engenheiros são mesmo uns aldrabões? Fique a saber ainda como se resolvem os problemas, dos quais somos alheios...

Asneira Livre
O colaborador romeno confessa: "O ideal seria que os intervalos de descanso fossem passados em espaços abertos e, se possível, verdes"

Biptoon
Mais cenas de como Bamos Indo Porreiros...

Carpe Diem
Descubra nesta secção quem são os aniversariantes do mês de Julho

Ver Notícias 

 

E S P E C I A L

V – Os homenageados com 20 anos de actividade

Comemoração dos 20 anos do INESC no Porto

Até ao final de 2005, a secção Especial do BIP será dedicada à comemoração dos 20 anos do INESC no Porto.

No quinto “capítulo”, o BIP recorda os colaboradores com 20 anos de actividade homenageados no convívio interno, e presta a sua homenagem a uma ausente sempre presente: Regina Freitas.

Um dos momentos mais emocionantes do convívio interno foi a entrega do presente de Regina Freitas ao seu filho, também colaborador do INESC Porto, André Freitas.

Respeitada por todos, Regina é nesta edição justamente recordada como uma colaboradora que ficará na história do INESC Porto pela dedicação, alegria e empenho que sempre ofereceu à instituição e aos seus recursos humanos.

Em memória de Regina Freitas

Manuel Matos (USE)“No meio de tanta coisa de que me podia lembrar nestes 20 anos, há uma que vem antes de todas: a Regina tinha sempre um sorriso para toda a gente, em todas as circunstâncias. E era um sorriso genuíno, que reflectia uma certa tranquilidade, sem esconder um constante empenhamento e uma dedicação absoluta. E foi um sorriso que não esmoreceu com o passar do tempo, mesmo nos difíceis últimos tempos. Uma lição.”
 

Cidália Lima (DIL)“A Regina foi uma pessoa com quem eu convivi de perto, e com quem aprendi imenso, em todos os níveis. Vai ficar sempre no meu coração como um ser humano maravilhoso!”
 

Jorge Santos (DIL) “A Tia Regina como eu lhe chamava, num acto de carinho. Amiga, colega e por vezes confidente, Não ha palavras para qualificar aquela Grande Senhora.

Regina era Amor,
Regina era Paixão,
Regina era Perdão,
Regina era Compreensão.

Até um Dia!”
 

Lucília Fernandes (Direcção)“A colega e amiga que dificilmente aparece duas vezes na vida de uma pessoa. Uma MULHER com CORAGEM até ao último minuto da sua vida. Obrigada Regina por tudo que compartilhamos.”
 

Graça Barbosa (DIL) - "Para fugir um pouco aos adjectivos óbvios - inteiramente merecidos, mas por certo mais repetidos - gostaria de recordar alguns detalhes da pessoa que a Regina era: como já alguém lembrou, a sua sonora e gostosa gargalhada, porque gostava e se divertia a trabalhar; a sua palavra afiada, sem papas na língua, porque era uma pessoa frontal e sincera; o seu charme natural, porque gostava de si mesma e gostava que os outros gostassem dela; a sua especial relação com os colaboradores mais novos, a quem chamava "os meninos", porque estendia o seu instinto maternal a todos eles; a sua extrema dedicação ao INESC Porto, para quem nunca deixou de trabalhar, por vontade sua, mesmo quando já estava doente; a sua tenacidade e vontade de viver, que a agarrou à vida bem para além do que se vaticinava; finalmente, a sua amizade, nunca lamechas, mas sempre presente e atenta. Por tudo isto e muito mais, será sempre lembrada com grande carinho e saudade!"
 

António Augusto Sousa (UTM)“Sempre atenta, dedicada, responsável, a Regina era uma profissional competente que nos habituou a uma vivacidade e a um entusiasmo que a sua voz meiga mas decidida não escondia. Nem a voz, nem o sorriso franco e rasgado, nem as saudáveis gargalhadas que enchiam o edifício, quem se não lembra?

Não deve ter existido evento do INESC/INESC Porto em que não estivesse presente. A sua permanência era total, assim como o seu desejo de colaborar em tudo quanto era instituição, de a enriquecer, penso que, tantas vezes, em detrimento da sua vida pessoal.
Até que um dia a permanência se tornou ausência e a esperança num regresso se foi desvanecendo, apesar da luta e do sofrimento, na crueldade de uma doença que não dá tréguas...

Paz à sua alma!”
 

Luís Miguel Nunes (DIL)“Foi um enorme privilégio conhecer a Regina! Um ser humano com excepcionais qualidades, uma Grande Mulher e acima de tudo uma Grande Amiga. Ficaram as lembranças e as saudades...”
 
Eunice Ferreira (DIL)“A Regina sabia criar laços, construir pontes; ter feito parte da equipa dela foi um privilégio.”
 
Renata Rodrigues (UTM)“A Regina para mim era um exemplo de empenho, dedicação, simpatia e jovialidade!”
 

José Carlos Caldeira (Direcção)“A Regina é a minha madrinha no INESC. Tal como aconteceu com muitos outros (sobretudo aqueles que entraram no INESC nos primeiros anos) foi ela que, muitas vezes, me informou, ajudou, apoiou, aconselhou e até (às vezes) encobriu. Essa capacidade de nos fazer sentir “em casa” é, para mim, uma das características da Regina que mais me marcou.

E marcou também a instituição. Estou convencido que muito do que a “atmosfera” do INESC Porto tem de bom se deve à Regina - à sua maneira de ser e de se relacionar com os outros. É por isso que, quando dou uma volta pelo prédio ou, sentado no gabinete, respiro fundo, continuo a senti-la por perto. Como sempre. Para sempre.”
 

Margarida Gonçalves (DIL)“Regina, uma "grande" mulher e amiga, com quem partilhei muitos bons momentos e com quem tive o prazer em trabalhar. Será sempre recordada com muita saudade.”
 
Lídia Vilas Boas (DIL)“A Regina foi umas das primeiras pessoas com quem contactei desde que conheci o INESC em 1998. Recebeu-me com a simpatia de sempre, com aquela alegria que caracterizava a maior parte dos seus dias. Sempre foi uma pessoa simples, prática, tolerante e quero considerá-la minha Amiga. Passei a admirá-la ainda mais depois de ter adoecido - revelou-se uma Mulher com muita força e energia para dar e vender, e muitas vezes pensei que gostava de ser como ela - existem poucas pessoas ao longo da nossa vida, que admirámos e queremos copiar. Felizmente, ainda vou encontrando algumas!”
 
Marta Barbas (DIL) - "A Regina foi das primeiras pessoas que conheci no INESC. Foi com ela que partilhei a sala, as ansiedades, as angústias e as alegrias, todas as emoções dos meus primeiros tempos de trabalho. Desde aí ela esteve sempre presente. Sempre pronta a ajudar, sempre interessada e preocupada. A sua ausência deixa um vazio apenas compensado, ainda que muito levemente, pelas boas recordações e pela saudade!"


Colaboradores com 20 anos de actividade
Abel Antunes da Costa
António Augusto Sousa
António Cardoso da Costa
António Silva Ribeiro
António Tavares Gaspar
Alberto Silva Maia
Artur Andrade Moura
Artur Pimenta Alves
César Matos Toscano
Eunice Maria Ferreira
Gabriel Torcato David
Henrique Faria Salgado
João Carlos Pascoal Faria
João Correia Lopes
João Couto das Neves
João Paulo Tomé Saraiva
José Carlos Santos Alves
José Fernando Oliveira
José Luís Pereira da Silva
José Nuno Fidalgo
José Ruela Simões Fernandes
José Rui Ferreira
José Silva Matos
José Soeiro Ferreira
Luís António Corte Real
Manuel da Costa Matos
Manuel Pereira de Barros
Maria Cidália Lima
Maria Cristina Ribeiro
Mário Jorge Leitão
Nuno Teixeira Almeida
Pedro Guedes de Oliveira
Regina Faria Freitas
Sílvio Abrantes Moreira
Vladimiro Pinto Miranda



<< Anterior | Seguinte >>