B o l e t i m Número 52 de Junho 2005 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 


O p i n i ã o  

A Vós a Razão
Colaboradora afirma: "...é um motivo de muito orgulho pertencer ao INESC Porto, pois é sem dúvida uma organização empenhada na inovação, através do conhecimento e da tecnologia."

Galeria do Insólito
Será que os engenheiros são mesmo uns aldrabões? Fique a saber ainda como se resolvem os problemas, dos quais somos alheios...

Asneira Livre
O colaborador romeno confessa: "O ideal seria que os intervalos de descanso fossem passados em espaços abertos e, se possível, verdes"

Biptoon
Mais cenas de como Bamos Indo Porreiros...

Carpe Diem
Descubra nesta secção quem são os aniversariantes do mês de Julho

Ver Notícias 

 

A  V Ó S  A  R A Z Ã O

Uma experiência muito enriquecedora...

Por Cristina Cerqueira*

Caros colegas,

Estou no INESC Porto desde o final de Fevereiro, no âmbito do estágio curricular da Licenciatura de Matemática Aplicada à Tecnologia da FCUP. O meu curso tem por objectivo preparar as pessoas para aplicar ciências fundamentais a problemas práticos da realidade, pelo que achei que aqui seria o sítio ideal para o fazer.

Decidi informar-me se havia algum projecto em que eu pudesse trabalhar, e surgiu então a oportunidade de colaborar com o Prof. Vladimiro Miranda e o Nuno Fonseca no estudo de um algoritmo de optimização que ambos desenvolveram, o EPSO.

Pela experiência de alguns amigos que também iniciaram recentemente a sua vida profissional, entrar no mundo de trabalho é, no início, muito complicado. Desde os problemas de integração e adaptação, passando pela imensa competitividade interna e enorme responsabilidade, até ao trabalho com horários irregulares (uma amiga diz: “às vezes sai-se à 1h, às 2h...”), esta fase de começo de vida torna-se muito absorvente.

Ainda no dia 8 deste mês, dia aberto da minha Licenciatura, um antigo aluno contava as dificuldades por que passou e defendia que o mais importante era fazermos aquilo que realmente gostamos. Havia até uma Professora que estava espantada com a metamorfose do aluno: de descontraído e pouco estudioso, a consultor comercial muito responsável. Isto para dizer que, com empenhamento e dedicação, desenvolvemos de facto capacidades, que nos permitem ir mais além e contribuir para a construção do futuro.

Pelo menos é com este espírito que vou tentando encarar a vida... De facto, é um motivo de muito orgulho pertencer ao INESC Porto, pois é sem dúvida uma organização empenhada na inovação, através do conhecimento e da tecnologia. Não foi por isso preciso muito tempo, para perceber a grande dedicação dos colaboradores para com a instituição.

O meu processo de integração foi desde o início facilitado pela enorme simpatia e disponibilidade das pessoas do INESC Porto e da Unidade de Sistemas de Energia em particular. Existe um ambiente de trabalho formidável, e, melhor do que isso, um espírito de entreajuda muito grande. De recordar o recente convívio em Penafiel, onde se evidenciou a alegria e boa disposição que está igualmente presente no quotidiano de trabalho.

Para mim está a ser uma experiência muito enriquecedora. Este estágio permite-me desenvolver não só a nível científico, mas também conhecer a realidade de uma instituição que lida com projectos de dimensão internacional e procura diariamente descobrir novas soluções.

Parabéns ao INESC Porto pelos seus 20 anos e obrigada pela oportunidade!

Cultivem a inquietação como uma fonte de renovamento.
Aquilino Ribeiro
 

O CONSULTOR DO LEITOR COMENTA
Olá, Cristina, como nos é agradável ler o teu relato e perceber como, na verdade, te sentes bem connosco.

Acho importante que tenhas percebido que a nossa cultura tem essa dupla face: exigência e prazer.

Um dia, vais terminar o teu convívio connosco, seguirás o teu rumo. Encontrarás outras gentes, viverás outras experiências. Se continuares a ter saudades do INESC Porto, apesar dos novos momentos que fores vivendo, dos novos desafios que fores enfrentando, é porque afinal contámos algo para a tua vida, e positivamente.

E saber isso é muito importante para nós.

Por isso, escreve-nos daqui a uns anos outra crónica... prometes?

 

* Colaboradora da Unidade de Sistemas de Energia (USE)



<< Anterior | Seguinte >>