E D I T O R I A L
O salto em altura O INESC Porto foi a instituição do Sistema Científico Nacional com maior participação em projectos europeus do 6º Programa Quadro, quer em número total quer em número de projectos que coordenou/liderou.
O capital de experiência e conhecimento acumulado é importante. Com ele, pode sonhar-se uma participação no 7º Programa Quadro de igual relevo.
A participação em projectos europeus serve-nos de quadro de aferimento da qualidade do nosso trabalho e da medida em que essa qualidade é reconhecida internacionalmente - ninguém quer um parceiro que não acrescente valor a um projecto.
Mas este posicionamento implica uma forte responsabilidade, não só para manter o estatuto de "excelência" alcançado como para o seu reforço.
É preciso, pois, que essa qualidade e esse valor se vertam em outros índices de desempenho. Se o INESC Porto abriga cerca de 80 estudantes de doutoramento, então o ritmo de doutoramentos concluídos deveria estar nos cerca de 25 por ano - o que não ocorre. Deveríamos esperar um número de artigos em revistas por ano perto de um mínimo de 75 (um artigo para estudantes no 2º ano e dois para estudantes no 3º ano) e estamos apenas perto de 50. Deveríamos esperar que cada doutorado orientasse pelo menos um doutorando - o que não se verifica.
Na verdade, a publicação, a orientação, a participação em projectos corresponde apenas a uma fracção do número de doutores reconhecidos como associados ao universo INESC Porto.
Por que razão tal acontece, merece ser reflectido. Que atitude tomar, exige ser ponderado. É certo que o cenário de indicadores do INESC Porto parece numericamente mais favorável do que o cenário na FEUP/DEEC - mas a nossa fasquia deve ser a colocada na altura das com que se medem as instituições mais avançadas internacionalmente. Possivelmente, os acordos com MIT, CMU e UTA vão fornecer impulsos adicionais para que o nível de exigência na FEUP e no INESC Porto evolua e fique mais apurado.
As instituições, como as pessoas, têm que ser confrontadas com as suas responsabilidades - e com as suas obrigações.
|