Número 3 Público / 17 Interno (Abril 2002)
Ficha técnica
Comentários e sugestões: bip@inescporto.pt

Destaque |Notícias |Editorial |A vós a razão |Tribuna |Galeria do insólito |Asneira livre |B.i.p |Lab. Associado |Arquivo |Início

 

INESC Porto - Candidatura a Laboratório Associado

 

 

Objectivos da Candidatura
O INESC Porto candidata-se à concessão do estatuto de Laboratório Associado, com vista a posicionar-se como dialogante privilegiado de entidades governamentais e instituições da sociedade civil, nas suas áreas de competência, para a identificação e procura de soluções para grandes problemas com que se poderá vir a confrontar a sociedade portuguesa no médio ou longo prazo, bem como para a definição, acompanhamento e intervenção em missões estratégicas, ou grandes desígnios nacionais.

A raiz fundamental do INESC Porto situa-se nas áreas da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, tendo desenvolvido competências genéricas e específicas num conjunto de áreas com o denominador comum de sistemas de informação e comunicação. Para além da participação em projectos de investigação sob a forma de contratos com a Comissão Europeia e com a Fundação de Ciência e Tecnologia, o INESC Porto tem tido, desde sempre, mas com ênfase crescente, uma actividade de parceria com diversificados e importantes sectores industriais bem como instituições e empresas chave no contexto nacional: Portugal Telecom, RTP, Grupo EDP, ERSE, AEP, sectores da metalomecânica e do calçado, Administração Pública Central e Local etc.

É pois com naturalidade que o INESC Porto se revê na missão de Laboratório Associado, até porque a origem e envolvimento académico de muitos dos seus elementos activos leva a que a realização de missões de interesse público seja encarada com naturalidade e empenho. Por outro lado, esta medida, viabilizando a possibilidade de contratar, com estabilidade, um conjunto de recursos humanos de elevada qualidade trará um significativo valor acrescido à instituição, em áreas chave de intervenção.

É neste contexto que o INESC Porto procurará levar a cabo a sua acção tendo como suporte as seguintes linhas temáticas:

1 - Tecnologias de Suporte para Aplicações Audiovisuais em Rede
Processamento de áudio e vídeo, redes e serviços, e sistemas multimédia

2 - Sector Eléctrico e Planeamento Territorial Integrado
Redes, mercados e planeamento territorial integrado de energia e ambiente

3 - Dispositivos e Redes de Sensores Multi-parâmetro em Fibra Óptica
Tecnologias de microfabricação para sistemas sensores em fibra óptica

4 - Redes de Cooperação Empresarial
Tecnologias da informação, logística e gestão em redes de cooperação empresariais

Para além de objectivos específicos decorrentes de cada linha, a formação de doutorados e investigadores licenciados com experiência hands-on é uma aposta global do INESC Porto, alimentando o tecido empresarial com recursos humanos bem preparados e que, pela experiência internacional que acumulam, criam condições para a atracção de investimento estrangeiro de elevada qualidade, como sucedeu já em diversas situações anteriores. Isto sugere desde logo que, entre os elementos de retorno que o INESC Porto pode oferecer, se deve considerar a sua capacidade de intervir como consultor/parceiro das instituições nacionais encarregadas de atrair e analisar o investimento estrangeiro, bem como de promover a incubação de empresas em áreas tecnológicas e apoiar ainda a internacionalização de entidades nacionais.

No contexto da candidatura a Laboratório Associado, está implícito o compromisso do INESC Porto, como contrapartida dos apoios que lhe sejam prestados, desenvolver uma política de reforço das suas competências centrais por forma a disponibilizar-se, do modo pronto e eficiente, para as missões que, na qualidade de Laboratório Associado, lhe venham a ser cometidas.

 

Consulte aqui o documento completo: INESC Porto - Candidatura a Laboratório Associado