Número 5 Público / 19 Interno (Junho 2002)
Ficha técnica
Comentários e sugestões: bip@inescporto.pt

Destaque |Notícias |Editorial |A vós a razão |Tribuna |Galeria do insólito |Asneira livre |B.i.p |Especial |Arquivo |Início

 

USIC participa em seminário sobre I&D nas Regiões Ultraperiféricas

 

 

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) participou num seminário sobre a I&D nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia que teve lugar na Quinta do Monte, no Funchal, nos dias 23 e 24 de Abril.

Este seminário contou com a presença dos responsáveis pela I&D nestas regiões, proporcionando um debate interessante sobre os seus problemas e as suas vantagens específicas.

Um dos temas focado foi a participação destas regiões no VI Programa Quadro, tendo-se verificado alguma apreensão face ao novo enquadramento. Esta apreensão é facilmente compreensível se, aos problemas que sentimos numa região periférica como o Norte de Portugal, juntarmos os problemas acrescidos de transporte e comunicação sentidos nestas zonas.

Recorde-se que as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia encontram-se a distâncias significativas da Europa, localizando-se na Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias), Oceano Índico (Reunião), Caraíbas (Martinica e Guadalupe) e América do Sul (Guiana Francesa).

Tradicionalmente olhadas com alguma desconfiança no que toca às suas competências em I&D, estas regiões apresentam vantagens competitivas bastante interessantes em alguns domínios, salientando-se no caso nacional a grande biodiversidade existente nos nossos arquipélagos, particularmente no da Madeira, usado por Darwin como um exemplo, em paralelo com as ilhas Galápagos, para justificar a sua teoria da evolução das espécies. Os Açores apresentam também particularidades extremamente interessantes, como a actividade vulcânica a grandes profundidades marinhas, onde existem ainda formas de vida por explorar.

No entanto, estas regiões não vivem só de potencialidades. No caso da Madeira, houve uma Unidade de Investigação avaliada como Excelente pela FCT - o Centro de Ciências Matemáticas da Universidade da Madeira - e, nos Açores, uma Unidade avaliada com Muito Bom - o Centro do IMAR da Universidade dos Açores. Aliás, esta última Unidade faz também parte de um Laboratório Associado.

Este seminário enquadra-se num estudo para a Direcção Geral Investigação da Comissão Europeia sobre a I&D nestas regiões. Este estudo está a ser desenvolvido pela USIC do INESC Porto e uma empresa de consultadoria francesa, Louis Lengrand et Associés. Os resultados serão apresentados numa Conferência a realizar nas Canárias no final de Junho e no site www.erup.net.

 

-Submetidas candidaturas do INESC Porto à FCT
-INESC Porto organiza conferência internacional CARS&FOF 2002
-Nova morada do INESC Porto
-INESC Porto recebe estudantes de doutoramento dos EUA
-UOSE com PROTEU em contacto
-USE ajuda Empresa de Electricidade da Madeira em processo de convergência regulatória
-USIC participa em seminário sobre I&D nas regiões ultraperiféricas
-UTM participa em projecto MPEG4 com PT Inovação
-UESP avança com projectos B-MAN e MyFashion.eu
-Novos Colaboradores no INESC Porto
-Roleta Russa