INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 2 ( i n t e r n o ) / 1 8 ( p ú b l i c o )
 

 

 

DIL realiza inquérito sobre o seu espaço na Intranet 

O Departamento de Informação e Logística (DIL) realizou durante o mês de Julho um inquérito dirigido a todos os colaboradores do INESC Porto com os objectivos de averiguar quais as dificuldades que enfrentavam os utilizadores do espaço do DIL na Intranet e recolher sugestões de modo a melhorá-lo.

Os dados obtidos já se encontram analisados num relatório disponível na Intranet em http://intranet/arquivo/documentos/pa01/relatório_final_do_inquérito.pdf.

Apesar da fraca participação, o DIL considera que os resultados foram positivos, na medida em que conclusões pertinentes foram retiradas e perspectivas de actuação delineadas.

Uma primeira conclusão curiosa é que muitas das pessoas que responderam confundiram o espaço do DIL na Intranet com a própria Intranet como um todo. Por outro lado, o DIL recebeu muitas queixas de colaboradores do INESC Porto que não têm acesso à Intranet por se encontrarem no estrangeiro, na FEUP ou na FCUP.

Pelos resultados do inquérito, conclui-se que grande parte dos utilizadores do espaço do DIL na Intranet sentem alguma dificuldade em encontrar a informação disponibilizada, apontando a catalogação dos documentos como principal culpada. Muitos consideraram o espaço confuso, graficamente pouco atractivo e com pouca informação disponível.

Na opinião dos próprios colaboradores do DIL, a principal razão para a dificuldade em encontrar os documentos procurados reside no facto dos colaboradores do INESC Porto não entenderem a organização do Departamento, que se reflecte na organização do espaço Intranet.

Perante as respostas obtidas, o DIL pretende efectuar as melhorias necessárias, apostando numa catalogação dos documentos mais intuitiva, numa maior divulgação das actividades e documentação do Departamento e numa maior interactividade e troca com os utilizadores. O DIL espera assim contrariar a sua imagem demasiado burocrática, procurando estar atento às sugestões dos utilizadores do seu espaço.