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O papel do DEEC no novo modelo organizacional da FEUP



*
Por José Silva Matos

Agradeço a oportunidade que me é oferecida para subir a esta Tribuna (VIP?), e dirigir a palavra à comunidade INESC Porto, a propósito da minha recente eleição para um segundo mandato como Director do DEEC da FEUP.

O DEEC é o maior Departamento da FEUP. Do ponto de vista financeiro vive uma situação que, se olharmos para o que se passa à nossa volta, até se pode considerar boa. Esta afirmação não é baseada em sentimento ou em vaga impressão. O trabalho de análise da situação orçamental realizado pela Direcção da FEUP permite hoje um conhecimento real da situação dos Departamentos e saber quem está a viver acima das suas posses e quem esteve a contribuir para que outros o pudessem fazer. Estando o DEEC no reduzido grupo dos segundos é bom saber que estão definidas metas e está delineado um processo de convergência para uma situação de maior transparência e melhor equilíbrio no que diz respeito à utilização dos recursos disponíveis.

Uma questão que se coloca com actualidade é sobre o papel do Departamento no novo modelo organizacional da FEUP, que consagra uma separação quase matricial entre cursos e recursos. Estando a maioria dos investigadores do Departamento afectos a "Institutos de Interface", no âmbito dos quais se enquadra a sua actividade de I&D, pode-se argumentar que o Departamento se poderia limitar a garantir o funcionamento das aulas e a gestão dos recursos humanos e materiais para tal necessários.

Não é essa, com toda a certeza, a visão que me anima. O Departamento é uma realidade muito mais rica e muito mais importante do que essa leitura redutora poderia permitir concluir. Distingo três áreas principais, correspondendo a três importantes linhas de gestão estratégica, em que o papel do Departamento não pode ser subvalorizado.

 

Ensino

O Departamento não pode limitar-se a um papel passivo de resposta a solicitações de leccionação de disciplinas por parte dos Directores de Cursos. Antes do mais porque deve ser ao próprio Departamento, através das pessoas que o integram, que compete intervir no processo de definição de conteúdos, programas e planos de estudo. Depois, porque é ao Departamento que cabe promover o desenvolvimento de novas áreas, criar massas críticas, acompanhar o estado da arte e propor as melhores soluções para ir ao encontro de necessidades da sociedade a que pertencemos e que (não esquecer!) nos suporta. Este é um papel especialmente importante quando estão em jogo alterações profundas de planos de estudo e filosofias de organização dos programas, como as que actualmente decorrem do processo de Bolonha.

 

Investigação

O papel do Departamento do ponto de vista da Investigação tem que ser reforçado, mesmo num cenário em que a maior parte dos seus investigadores conduz o seu trabalho integrados em Institutos de Interface. Entendo que da actividade desse conjunto de Institutos, se não se reduzir a uma soma de esforços desencontrados, pode resultar algo de novo e eficaz na forma como uma Escola de Engenharia é entendida e acolhida pela sociedade. Vejo estes Institutos como "braços armados" do Departamento, e da Faculdade, para intervir nas batalhas da inovação, da conquista da confiança das empresas, do desenvolvimento e do progresso. Mas vejo-os como um conjunto, ligado por saudáveis relações centrípetas a um Departamento que lhes dá suporte e razão de existirem, sem os tolher nas suas iniciativas. Da percepção desse conjunto, diverso mas articulado, pode resultar uma mais-valia significativa na forma como o Departamento é visto, e podem surgir novas oportunidades de intervenção que isoladamente nos são negadas.

 

Promoção das pessoas

Entendo que o Departamento devia ser melhor do que o que é, com as pessoas que tem. Não tenhamos ilusões de que aqui, como em tudo na vida, há pessoas mais capazes que outras. E há as que trabalham mais. Que gerem melhor o seu tempo. Que escrevem mais papers. Que conseguem maior visibilidade. Que preparam as suas aulas e ensinam melhor. Que são mais brilhantes. A verdade é que não são todas as mesmas: as que escrevem mais e melhores papers não são necessariamente as que são mais apreciadas pelos alunos. E as mais brilhantes podem não ser as que trabalham mais em tarefas de reduzida visibilidade mas grande relevância para o funcionamento do Departamento. É desta diversidade que resulta a riqueza de uma organização complexa como este Departamento. (Nem quero imaginar o que seria um Departamento só com prémios Nobel!).

O mais importante é que todas as pessoas, docentes, funcionários técnicos e administrativos, se sintam bem e gostem de vir trabalhar todos os dias. Tal exige, em primeiro lugar, a satisfação de um certo número de condições básicas que julgo estarem mais do que garantidas. Mas não basta. É também necessário que existam outras condições que lhes permitam um desenvolvimento integral, como pessoas, que faça com que a progressão nas suas carreiras seja mais uma consequência de uma evolução harmoniosa, do que um objectivo em si.

 

No Ensino, na Investigação, na promoção das pessoas há muito que pode ser feito e que pode ser melhorado. Muitas vezes depende mais de factores externos, do que da actuação de um Director, mas há aspectos em que pode e deve intervir. Com a promoção de relações de confiança entre as pessoas. Com paciência. Com ideias. Com iniciativas que reforcem a coesão. Com o encorajamento de atitudes de liderança activa por parte de quem tem obrigação de a exercer. Dando oportunidades a quem manifesta vontade e capacidade para o fazer. Dando condições a quem as procura, e a quem mostra ser capaz de as utilizar bem. Mas passando a mensagem de que não há desculpas para não sermos melhores. Que temos obrigação de fazer mais, melhor, e mais depressa com os recursos que temos. Que temos que produzir mais e ser mais conhecidos. Que temos que adquirir maior visibilidade, em termos dos indicadores de produção científica internacionalmente aceites. E que a responsabilidade de não o fazermos é nossa.

* Director do DEEC da FEUP e investigador do INESC Porto

 

Tribuna

Artigo de opinião de convidado da Redacção do BIP.