INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 3 ( i n t e r n o ) / 1 9 ( p ú b l i c o )
 

 

 

UOSE testa novo desenvolvimento em comunicações ópticas... 

A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) desenvolveu, no âmbito dos projectos WIDCOM e WIND, um gerador de sequências pseudo-aleatórias a 2,5 GHz, destinado ao teste de sistemas de comunicações ópticas.

O sistema gera código duo-binário, que minimiza as distorções não lineares da fibra óptica e dos dispositivos optoelectrónicos para cadências muito elevadas de transmissão. O sistema foi implementado em várias placas de circuito impresso multi-camada, desenhadas e montadas no INESC Porto.

A equipa destes projectos foi orientada por Henrique Salgado e inclui ainda Vítor Barbosa, Abel Costa, João Ferreira e José Carlos Azevedo.

... e marca presença em conferência no Japão



José Luís Santos, coordenador da UOSE, esteve presente na 16 OFS, International Conference on Optical Fiber Sensors, que decorreu em Nara, a antiga capital do Japão, entre 13 e 17 de Outubro.

José Luís Santos é membro do Technical Program Committee desta conferência, que é o fórum mundial por excelência de discussão do progresso e do estado da arte das tecnologias associadas aos sensores de fibra óptica e componentes relacionados. A conferência realiza-se alternadamente na América, Europe e Ásia/Oceânia.

A UOSE fez ainda a apresentação de dois artigos Simultaneous Measurement of Temperature and Strain Using a Ring Fibre Bragg Grating Sensor, e Three-Parameter Simultaneous Measurement Using Superimposed Bragg Gratings in High-Birefringence Optical Fibers.