INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 3 ( i n t e r n o ) / 1 9 ( p ú b l i c o )
 

 

 

UESP inicia projecto GESTE... 

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) vai iniciar no próximo mês de Novembro o projecto GESTE - Gestão Optimizada de Teares na Indústria Têxtil, cuja candidatura foi aprovada pelo PRIME - Programa de Incentivo à Modernização da Economia.

O projecto, que terá a duração de dois anos, tem como objectivo o desenvolvimento de um sistema automático, com funcionalidades de interactividade, que permita gerir efectivamente e de uma forma optimizada o um parque de teares. Tal passará pela resolução de problemas complicados de escalonamento e sequenciamento de tarefas - os tipos de tecido a fabricar, em muitas e variadas máquinas.

Uma das maiores empresas têxteis do país, a COELIMA, constituirá o principal caso de estudo e entidade receptora. A título de exemplo, a tecelagem nesta empresa envolve cerca de 500 teares. O sistema inovador a desenvolver deverá ser facilmente integrável em empresas do sector.

A equipa de arranque do projecto é liderada por José Soeiro Ferreira e integra José Fernando Oliveira, Luís Guardão e Luís Moreira.

... e investigador participa na organização da IV Conferência da APSI


António Lucas Soares, investigador da UESP, foi o presidente da Comissão do Programa da IV Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI), que decorreu de 15 a 17 de Outubro, na Universidade Portucalense (UPT).

Organizada conjuntamente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto e UPT, a 4 conferência da APSI procurou dar continuidade a uma iniciativa que se tem mostrado um acontecimento importante em Portugal nos últimos anos, reunindo um número significativo de académicos e profissionais e possibilitando a troca de experiências e conhecimento na área dos Sistemas de Informação.

A APSI foi fundada em 1992 com a finalidade de fomentar a aproximação da comunidade portuguesa de interessados na temática dos sistemas de informação.

A Universidade do Minho organizou em Guimarães a 1 Conferência da associação em Outubro de 2000. A Universidade de Évora organizou a 2 Conferência em Novembro de 2001 e, em Novembro de 2002, realizou-se na Universidade de Coimbra a 3 Conferência da APSI.

Mais informações em capsi2003.upt.pt/.