B o l e t i m Número 49 de Março 2005 - Ano IV
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D E S T A Q U E

No ano em que comemora 20 anos de existência no Porto

INESC Porto conquista um lugar na Imprensa

Os números não mentem. Em 2004, registaram-se 60 notícias sobre o INESC Porto na Imprensa, enquanto no ano anterior foram apenas 21. Em 2005, até à data de saída desta edição, já foram publicadas 12 notícias. Em pleno ano de comemoração dos 20 anos do INESC no Porto, o BIP resolveu investigar o motivo desta crescente visibilidade. Questionámos os directores e coordenadores das Unidades. Não perca as respostas...
 

Vladimiro Miranda, director
“Fico algo satisfeito pelo aumento de cobertura noticiosa sobre o INESC Porto, mas estou muito longe de estar muito satisfeito. Porém, a situação anterior era muito má. Julgo que a acção, em 2004, do nosso colega Pimenta Alves, redefinindo orientações para a relação com a comunicação social, teve algum efeito no crescimento apontado.

Por outro lado, também é verdade que se nota que os jornais portugueses têm vindo a evoluir na percepção das coisas da ciência e da técnica. Gostaria de ter esperança que isso representasse também uma evolução no público leitor, mas também tenho que ter em conta o efeito educativo dos media e a avaliação é globalmente positiva.

Acho, por isso, de extrema importância que também internamente os nossos investigadores se preparem para uma relação com os media mais exigente mas, ao mesmo tempo, mais prestável e disponível. Vem-me à memória a iniciativa que a DIP tomou de organizar um encontro com um jornalista sobre este tema e julgo que haveríamos de repetir.

Seria muito importante que, no ano dos 20 anos, a cobertura jornalística fosse RELEVANTE...”
 

Graça Barbosa, responsável do DIL
“Talvez estejamos a fazer coisas mais interessantes - para a imprensa e para o público em geral! Se for isso, acho que estamos no bom caminho!

Ou talvez porque a Ciência e Tecnologia / Investigação, Desenvolvimento e Inovação (já para não falar do Empreendedorismo!) tenham, nos últimos tempos, passado a estar na moda e os "Media" seguem muito essas tendências! Tanto melhor para nós e oxalá saibamos aproveitar as oportunidades!

Provavelmente, a nossa atitude perante a comunicação social também se alterou, mas penso que este não será o factor mais determinante!”
 

Ireneu Dias, coordenador-adjunto da UOSE
O INESC Porto tem tido uma maior visibilidade nos media. Parece-me o corolário de um trabalho longo, esforçado, de bastidores e bem feito. Por outro lado, tem havido uma maior sensibilidade dos investigadores do INESC Porto para a relevância da visibilidade da nossa actividade junto dos decisores públicos.
 

Luís Maia Carneiro, coordenador da UESP
“O aumento da presença do INESC Porto nos Media tem aumentado significativamente nos últimos meses. Penso que um trabalho mais intenso do Serviço de Comunicação e da Mediana (empresa que presta o serviço de assessoria de imprensa ao INESC Porto) conjugado com o debate sobre as questões da tecnologia e inovação durante a campanha eleitoral terão contribuído para este aumento.”
 

Manuel Matos, coordenador da USE
“É difícil saber ao certo as razões (e mesmo se é uma situação transitória ou sustentada), mas não tenho dúvidas de que existe uma maior sensibilidade no INESC Porto em relação a este assunto, até por reacção a uma anterior falta de visibilidade que tínhamos a sensação de ser injusta, por comparação com a visibilidade de outras instituições que conhecemos.

Suponho que já passámos também a fase seguinte, que é reconhecer que a tal possível injustiça ocorrerá em grande parte por nossa culpa, ao não nos darmos a conhecer. Em consequência, parece-me existir uma maior predisposição para trabalhar no sentido da divulgação da nossa actividade e resultados, mas ainda estamos no início do processo de transformar isso num hábito, contrariando uma cultura de excessiva modéstia com raízes muito fundas na sociedade portuguesa.

Portanto, e apesar destes sinais positivos, o aumento de visibilidade é capaz de ser ainda fundamentalmente resultado do empenho do Serviço de Comunicação, na sequência de orientações estratégicas da DIP. O seu a seu dono.”
 

José Carlos Caldeira, director
“Acho que esse aumento se deve à conjugação de diversos factores, nomeadamente:
- À crescente importância mediática e política da ciência e sobretudo da inovação.
- À actividade do INESC Porto se posicionar em áreas que têm estado na "moda", como, por exemplo, a votação electrónica, o MIBEL, etc.
- Ao esforço que tem sido feito no sentido de aumentar a visibilidade externa da instituição.
- Por último (mas mais importante) ao facto do INESC Porto ser realmente uma instituição de referência a nível nacional e internacional em diversas vertentes, nomeadamente em algumas áreas científicas e tecnológicas, em transferência de tecnologia e gestão de inovação e também no que diz respeito ao seu próprio modelo organizacional e de gestão.”
 

Isabel Correia, interlocutora da Mediana
“Creio que a visibilidade do INESC Porto tem aumentado em proporção com o estreitamento da ligação que se tem vindo a estabelecer com os jornalistas. Em 2004, notou-se uma receptividade maior dos jornalistas para os projectos, bem como uma predisposição e abertura do INESC Porto para a transmissão da actividade da instituição.”



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