B o l e t i m Número 49 de Março 2005 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

INESC Porto recebe alunos do
secundário na Semana Aberta da FEUP

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebeu, de 28 de Fevereiro a 4 de Março, alunos provenientes de escolas secundárias do Norte do país. À semelhança das edições dos anos anteriores, a “Semana Aberta" cumpriu o seu objectivo de procurar despertar o interesse do público mais jovem pelas engenharias.

Sendo associado da FEUP e estando integrado no seu espaço, também o INESC Porto participou activamente nesta iniciativa, tendo recebido as Escolas de Frei Manuel de Santa Inês, Fontes Pereira de Melo, Francisco da Holanda, Diogo Macedo, Dr. Manuel Gomes Almeida, Oliveira do Douro, Caldas, Augusto Gomes, Padrão da Légua, Rodrigues de Freitas, João Gonçalves Zarco, Cerco do Porto, Colégio CLIP e Águas Santas.

Durante os cinco dias do evento, alunos e professores puderam assistir à apresentação da instituição e das respectivas áreas de I&D, pelos directores José Carlos Caldeira e Mário Jorge Leitão.

Na área de optoelectrónica e sistemas electrónicos, Ireneu Dias e Filipe Pinto deram ênfase às experiências de campo na área dos sensores de fibra óptica, em aplicações de engenharia civil e ambiente.

Cláudio Monteiro e Nuno Fonseca apresentaram os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) usados no INESC Porto para o planeamento de recursos energéticos renováveis, planeamento de redes de electricidade, previsão geográfica de consumos e sistemas geográficos de ajuda à decisão.

Ricardo Duarte e Francisco Abrantes apresentaram o “Ambient Intelligence Project”, a implementação de uma rede ambiente, em representação da Unidade de Telecomunicações e de Multimédia do INESC Porto.

Finalmente, na área dos sistemas de informação e comunicação, aplicados às autarquias, José Lino Oliveira e Luís Bártolo mostraram o mapa interactivo da Maia que permite, entre outras funcionalidades, localizar desde ruas a outras infra-estruturas existentes (ex. farmácias, centros saúde, etc.), e fazer uma verdadeira visita fotográfica, navegando pelos céus da cidade.



<< Anterior | Seguinte >>