B O L E T I M Número 70 de Março 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


INESC Porto recebe alunos na Semana Aberta da FEUP

Imagem Principal Artigo

Associado da Faculdade de Engenharia e localizado no seu campus, o INESC Porto tem vindo a participar na Semana Aberta de uma forma activa, tendo aberto este ano as suas portas de 5 a 9 de Março aos alunos que visitaram a FEUP no decorrer desta iniciativa que teve como tema “Áreas do Conhecimento”.

A Semana Aberta tem como principal objectivo despertar o interesse dos jovens estudantes do secundário para as diferentes áreas da engenharia, com o propósito de os ajudar na escolha que se aproxima de uma carreira profissional.

Durante os cinco dias do evento, dirigiram-se às instalações do INESC Porto alunos e professores da Escola Secundária António Sérgio, Externato Delfim Ferreira, Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Escola Secundária de Vilela, Escola Secundária Filipa de Vilhena.

A instituição e respectivas áreas I&D foram expostas aos alunos pelo director Artur Pimenta Alves Carlos e ainda por Jorge Pinho Sousa, que introduziram as apresentações mais específicas que se seguiram.

Rui Diogo divulgou as principais linhas da área de Automação Industrial, com a apresentação de projectos na área da Gestão Industrial da Logística Interna de empresas industriais. Os projectos apresentados foram responsáveis por ganhos de produtividade significativos em empresas de diversos sectores industriais e incluem a automatização da movimentação e armazenamento temporário dos produtos em curso de fabrico.

Em representação da área de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos, Ireneu Dias apresentou e enfatizou a implementação e testes de circuitos electrónicos, desenho de placas de circuito impresso e projectos de dispositivos lógicos programáveis. Foi ainda feita referência a experiências de campo na área dos sensores de fibra óptica, em aplicações de engenharia e ambiente.

Sílvio Macedo representou a Unidade de Telecomunicações e Multimédia, ao falar do recente projecto da “Televisão Personalizada”, apresentando uma tecnologia que “vai aprendendo o que as pessoas gostam e a partir desse material elabora depois uma grelha que até considera os horários em que a pessoa está mais disponível para ver TV". A Personalização de Conteúdos num Contexto de Networked foi desenvolvido em parceria com a PT Inovação e tem como principal objectivo permitir a personalização da oferta de conteúdos televisivos, assim como promover a sua compatibilização com os estilos de vida de cada telespectador.

A Unidade de Sistemas de Energia foi representada por Cláudio Monteiro, que apresentou vários projectos relacionados com o planeamento das energias renováveis utilizando sistemas de informação geográfica, projectos inovadores para Portugal na área das energias renováveis, e ainda projectos inovadores sobre as redes electrónicas do futuro.

Por último, foram ainda apresentados por José Lino Oliveira, Sistemas de Informação Geográfica aplicados às autarquias. Utilizando tecnologia SIG integrada com tecnologia de fórum de discussão, foi possível criar um sistema bidireccional baseado na interligação das duas tecnologias e disponibilizar um novo canal de comunicação na Web enriquecido com uma componente geográfica, servindo de suporte a temas de discussão pública colocados pelas autarquias. Alguns desses temas são, por exemplo, a discussão dos PDM (Plano Director Municipal) e dos PMOT (Plano Municipal de Ordenamento do Território).



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.