B O L E T I M Número 76 de Outubro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 


O p i n i ã o  

  • A Vós a Razão
  • Colaboradora sugere: "A diferença pode ser um bom ingrediente para uma receita conseguida"...

  • Asneira livre
  • Colaborador propõe: "Vamos todos continuar esta saga de procura do conhecimento, sempre tendo em conta melhorar as condições de vida de todos e cada um dos habitantes desta nossa aldeia global".

  • Galeria do Insólito
  • É sabido que a correspondência que chega ao INESC Porto nem sempre vem com os nomes ou com a morada correctos. Já nos chamaram INESC MORTE e, por telefone, perguntaram se falava do INESC PORCO!

  • Biptoon
  • Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Ver Notícias

 

E S P E C I A L

LIAAD apresenta-se ao INESC Porto

A aposta na visibilidade internacional

Imagem Principal Artigo

O LIAAD – Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão, membro do INESC Porto LA, centra a sua actividade em Sistemas de Apoio à Decisão, com particular ênfase nas técnicas de Data Mining, Previsão, Modelação Adaptativa e Optimização, com aplicações em Marketing, Finanças, Escalonamento de Processos, Saúde, Extracção de Informação de Texto, e muitas outras áreas.

Como tudo começou
Segundo Luís Torgo, investigador do LIAAD, este Laboratório nasceu como resultado da saída do grupo NIAAD ( Núcleo de Inteligência Artificial e Análise de Dados) do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) da Universidade do Porto, em 1988.

“O contexto desta saída está relacionado com o presente e o futuro do LIAAD, nomeadamente com a sua progressiva integração na rede INESC Porto, Laboratório Associado, em Maio deste ano”, explica o investigador.

Objectivos do LIAAD
Coordenado por Pavel Brazdil e com 28 membros, o LIAAD conta com investigadores na sua maioria da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, integrando ainda pessoas de outras instituições da Universidade e também de empresas.

Os objectivos principais do LIAAD são o robustecimento da sua excelência nas áreas de investigação em que está envolvido, a dinamização da formação avançada nas suas áreas de interesse, e também o incremento da sua componente de prestação de serviços nas suas áreas de competência.

Expectativas para o futuro

A direcção do LIAAD tem como expectativas principais para o futuro, o fortalecimento do grupo, nomeadamente na sua componente de visibilidade internacional, bem como o sucesso desta nova etapa da vida do grupo, concretamente no que diz respeito à sua integração na rede INESC Porto, LA.

Mais-valias para o LIAAD da parceria no INESC Porto
Questionado sobre as mais - valias da integração do LIAAD no INESC Porto, Luís Torgo realça que “estas prendem-se com a possibilidade de aumento de escala do LIAAD, como resultado do usufruto de uma estrutura de apoio de outro modo incomportável para a dimensão actual do LIAAD".

"Espera-se ainda que da integração resultem (já estão de facto a surgir) sinergias com as unidades do INESC Porto, bem como novos projectos de colaboração com entidades externas decorrendo da rede de contactos do INESC Porto”, acrescenta o investigador.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.