E S P E C I A L LIAAD apresenta-se ao INESC Porto
A aposta na visibilidade internacional O LIAAD – Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão, membro do INESC Porto LA, centra a sua actividade em Sistemas de Apoio à Decisão, com particular ênfase nas técnicas de Data Mining, Previsão, Modelação Adaptativa e Optimização, com aplicações em Marketing, Finanças, Escalonamento de Processos, Saúde, Extracção de Informação de Texto, e muitas outras áreas.Como tudo começou Segundo Luís Torgo, investigador do LIAAD, este Laboratório nasceu como resultado da saída do grupo NIAAD ( Núcleo de Inteligência Artificial e Análise de Dados) do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) da Universidade do Porto, em 1988.
“O contexto desta saída está relacionado com o presente e o futuro do LIAAD, nomeadamente com a sua progressiva integração na rede INESC Porto, Laboratório Associado, em Maio deste ano”, explica o investigador.
Objectivos do LIAAD Coordenado por Pavel Brazdil e com 28 membros, o LIAAD conta com investigadores na sua maioria da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, integrando ainda pessoas de outras instituições da Universidade e também de empresas.
Os objectivos principais do LIAAD são o robustecimento da sua excelência nas áreas de investigação em que está envolvido, a dinamização da formação avançada nas suas áreas de interesse, e também o incremento da sua componente de prestação de serviços nas suas áreas de competência.
Expectativas para o futuro A direcção do LIAAD tem como expectativas principais para o futuro, o fortalecimento do grupo, nomeadamente na sua componente de visibilidade internacional, bem como o sucesso desta nova etapa da vida do grupo, concretamente no que diz respeito à sua integração na rede INESC Porto, LA.
Mais-valias para o LIAAD da parceria no INESC Porto Questionado sobre as mais - valias da integração do LIAAD no INESC Porto, Luís Torgo realça que “estas prendem-se com a possibilidade de aumento de escala do LIAAD, como resultado do usufruto de uma estrutura de apoio de outro modo incomportável para a dimensão actual do LIAAD".
"Espera-se ainda que da integração resultem (já estão de facto a surgir) sinergias com as unidades do INESC Porto, bem como novos projectos de colaboração com entidades externas decorrendo da rede de contactos do INESC Porto”, acrescenta o investigador.
|