N O T Í C I A S
INESC Porto acreditado como Entidade Formadora
No dia 28 de Abril de 2008 foi concedida ao INESC Porto a acreditação no âmbito do SAEF – Sistema de Acreditação das Entidades Formadoras, pelo período de um ano, eventualmente renovável.
O SAEF, da responsabilidade da DGERT – Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, confere, a nível nacional, a validação técnica e o reconhecimento da capacidade de uma determinada entidade para intervir no âmbito da formação profissional.
O INESC Porto foi acreditado em três fases do ciclo formativo (denominados “domínios”), a saber: concepção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos; organização e promoção das intervenções ou actividades formativas; e desenvolvimento/execução de intervenções ou actividades formativas.
De acordo com a sua candidatura, o INESC Porto propõe-se desenvolver oferta formativa nas áreas de educação e formação de Ciências Empresariais, Ciências Informáticas, Engenharia e técnicas afins, Electricidade e Energia, e Electrónica e Automação.
A acreditação proporciona várias vantagens, entre as quais: uma certificação da qualidade da oferta formativa a nível nacional; a inclusão do INESC Porto em várias listagens divulgadas pela DGERT publicitando a sua oferta formativa; e, sobretudo, a possibilidade de empresas e outras entidades adquirirem serviços de formação profissional ao INESC Porto com o apoio de fundos públicos, nomeadamente do QREN.
Segundo Isabel Macedo, colaboradora do DIL que coordenou a elaboração da candidatura do INESC Porto ao SAEF, este foi um desafio superado, tendo contado com o apoio directo da Direcção do INESC Porto, da Responsável do DIL e de alguns colaboradores e Responsáveis de Unidades e Serviços do INESC Porto.
Isabel Macedo refere ainda que a acreditação é uma mais-valia para o INESC Porto, que obrigará a constantes (e úteis) processos internos de auto-avaliação e melhorias, e será, sobretudo, mais uma oportunidade para o INESC Porto intervir de forma pro-activa no tecido empresarial nacional.
|