INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 4 ( i n t e r n o ) / 2 0 ( p ú b l i c o )
 

 

 

UTM inicia projecto VISNET  

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) iniciará, no dia 1 de Dezembro, o projecto  VISNET - Networked Audio Visual Media Technologies. 

O projecto VISNET é uma rede de excelência recentemente aprovada para financiamento pela Comissão na sequência do processo de avaliação de propostas submetidas na 1 call do programa IST do 6 Programa Quadro da CE, na área estratégica IST-2002-2.3.1.8 "Networked audiovisual systems and home platforms". 

O projecto tem uma duração prevista de cinco anos e reúne especialistas europeus de renome nas áreas de processamento, análise e codificação de áudio e vídeo, metadata e transmissão em redes heterogéneas. 

Nesta rede de excelência participam directamente sete investigadores da unidade de telecomunicações: José Ruela, Luís Corte Real, Manuel Ricardo, Paula Viana, Luís Teixeira, Luís Gustavo Martins, Jaime Cardoso e Teresa Andrade. 

O plano de trabalhos do VISNET pretende incentivar a troca de conhecimento e experiências dos investigadores do consórcio nas áreas em que são peritos e onde têm vindo a desenvolver a sua investigação. Visa maioritariamente uma integração dos esforços de investigação e a efectiva divulgação externa de informação e resultados, por forma a garantir um impacte significativo em toda a comunidade científica europeia.

O projecto tem uma forte componente de disseminação de resultados, pelo que os investigadores da UTM irão estar envolvidos em acções conjuntas de divulgação, transferência de tecnologia para PMEs, participação em conferências e feiras, preparação de material didáctico para cursos específicos de formação avançada, etc.