B o l e t i m N ú m e r o : 3 5 ( i n t e r n o ) / 2 1  ( p ú b l i c o )
 

 


N o t í c i a s

INESC Porto com Plano e Orçamento para 2004 aprovados

 

Elementos da FLAD, NSF e embaixada dos E.U.A. visitam o INESC Porto

 

Convívio de Natal no INESC Porto


USE participa na definição dos perfis de consumo de electricidade para Baixa Tensão Especial

USIC promove qualidade de vida através das TICs

 

UESP inicia projecto CODEwork@vo

 

UOSE recebe laser de radiação ultravioleta

 

UTM apresenta trabalho sobre “Segmentação, Classificação e Reconhecimento de Sinais Áudio”

 

USE promove apresentação de trabalhos de doutoramento

 

Apontamentos das reuniões de trabalho do DCI-UG estão disponíveis online

 

INESC Porto participa no seminário da IGCES

 

José Lima Barreiros termina sabática no INESC Porto

 

Bebés de 2003 no INESC Porto

 

Novos colaboradores

 

Roleta Russa

 

Opinião »

 

Elementos da FLAD, NSF e embaixada dos E.U.A.

 visitam o INESC Porto 

O INESC Porto recebeu, no dia 25 de Novembro, a visita de elementos da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Charles Buchanan e Rui Vallêra), da NSF - National Science Foundation (Thomas W. Chapman), e da Embaixada dos EUA (Nicholas J. Hilgert).

Esta visita ocorreu no seguimento das iniciativas que a FLAD, a Embaixada dos EUA em Portugal e a NSF estão a levar a cabo, bem como de uma Proposta Conjunta submetida à FLAD pelo INESC Porto e à NSF pela UNCC - University of North Carolina at Charlotte para um Programa de Cooperação entre as duas instituições.

O relacionamento entre o INESC Porto e a UNCC começou em 1988, quando o Prof. Faramarz Farahi (Departamento de Física e Ciência Óptica da UNCC) supervisionou o trabalho de José Luís Santos, coordenador da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE). Desde essa data, vários investigadores, como Luís Ferreira e Francisco Araújo, estiveram envolvidos em trabalhos de investigação com a UNCC.

Apesar de a cooperação entre as duas instituições se ter intensificado a partir de 2000, a falta de um programa permanente de cooperação tem sido o maior obstáculo na procura de resultados relevantes. Neste sentido, o Programa de Cooperação entre o INESC Porto e a UNCC com o correspondente apoio financeiro será de extrema importância para a criação de uma base sustentada para uma cooperação de I&D de longa duração.

Durante a visita ao INESC Porto, foi feita uma apresentação da instituição, com destaque para a UOSE e a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM). Da discussão que se seguiu, conclui-se que a receptividade dos convidados à proposta foi excelente.

Posteriores desenvolvimentos deste assunto serão oportunamente divulgados no BIP.