INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 8 ( i n t e r n o ) / 2 4 ( p ú b l i c o )
 

 

 

UOSE e UTM em URANUS


A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) e a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) viram aprovada uma proposta de projecto europeu no âmbito do Programa IST.

O projecto tem por acrónimo URANUS que significa Ultrafast Technology for Multicolor Compact High-Power Fibre Systems e inclui como parceiros o ORC Tampere University of Technology da Finlândia, as empresas inglesas Fianium Ltd., Stratophase Ltd., a dinamarquesa NKT, e a finlandesa CoreLase Oy.

O responsável geral do projecto é Oleg Okhotnikov, professor bem conhecido na instituição já que a ela esteve ligado de 1994 a 2000. Por seu lado, Francisco Araújo tem a seu cargo a coordenação das actividades do INESC Porto no consórcio.

O objectivo do projecto é o desenvolvimento de fontes laser em fibra óptica com características extremas quer ao nível da duração dos impulsos ultra-curtos a emitir, quer no que respeita à potência de pico emitida, existindo assim condições de gerar um certo conjunto de efeitos não lineares, até agora possíveis só com dispositivos ópticos convencionais, de grandes dimensões.