INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 7 ( i n t e r n o ) / 2 4 ( p ú b l i c o )
 

 

 

USIC inicia projecto MEDSI 

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) participou, nos dias 19 e 20 de Janeiro, na reunião de arranque do projecto MEDSI - "Management Decision Support for Critical Infrastrucures". Trata-se de um projecto STREP com a duração de 18 meses, enquadrado no 6 Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento da UE no âmbito da prioridade "IST 2.3.1.5. Towards a global dependability and security framework".

O projecto conta com os seguintes parceiros: Telefónica I+D (Espanha), Expert Team Geosysteme Company (Alemanha), Fraunhofer Institute for Factory Operation and Automation (Alemanha), GISAT s.r.o., Geoinformation Company (Republica Checa), Intergraph Romania (Roménia), Intro Solution (Turquia), Município de Holon (Israel), T-Soft (República Checa) e Grupo Apex (Espanha).

Este projecto pretende desenvolver um conjunto integrado de serviços baseados na Internet que possibilitem melhorar a capacidade de decisão dos planeadores e gestores de situações de crise, quer em organizações privadas, quer em organizações governamentais.

O sistema MEDSI irá permitir-lhes, num ambiente standard e interoperável, a fusão de informação geográfica, organizacional e de áreas operacionais, com vista a viabilizar a monitorização e a redução de riscos eventuais ou reais, bem como potenciar uma resposta efectiva em caso de existência de ameaças em infra-estruturas criticas.

O MEDSI possibilitará também a utilização de mecanismos de simulação permitindo o desenho, optimização e interpretação de cenários e procedimentos típicos, contribuindo para o treino de pessoal para a gestão de situações de crise e apoio a exercícios.

Neste consórcio, o INESC Porto, através da USIC, é responsável e coordenador da área relativa à normalização, disseminação e exploração de resultados. Não esgotando as suas funções nesta área, assume também responsabilidade nas áreas da gestão do projecto, definição de requisitos, análise e modelização do sistema e desenvolvimento de componentes e serviços de Informação Geográfica.

Para informações adicionais acerca deste projecto contactar Artur Jorge Rocha (artur.rocha@inescporto.pt) ou Marco Amaro Oliveira (marco.amaro@inescporto.pt).