B o l e t i m Número : 4 1 ( interno ) / 2 1 ( público ) Junho 2004
 
 


O p i n i ã o

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Especial
Por sugestão de vários leitores, o BIP resolveu dedicar esta secção ao Bar do INESC Porto. Para conhecermos a opinião generalizada dos inesquianos sobre os serviços prestados pelo Bar, pedimos que respondessem a algumas questões. A adesão foi muito positiva!»

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Bar Aberto

Por sugestão de vários leitores, o BIP resolveu dedicar esta secção do BIP ao Bar do INESC Porto. Para conhecermos a opinião generalizada dos inesquianos sobre os serviços prestados pelo Bar, pedimos que respondessem a algumas questões. A adesão foi muito positiva!

Dos cerca de 300 colaboradores que actualmente integram o INESC Porto, 25 responderam ao inquérito. Obtivemos uma amostra de 8%, o que consideramos bastante razoável. Não perca as respostas...

1- Está satisfeito por haver um Bar no INESC Porto? Ou considera dispensável?
A totalidade (100%) dos inquiridos afirmou estar satisfeito por haver um Bar no INESC Porto e considera indispensável a sua existência.

“Acho que é muito útil, dada a escassez de oferta nesta zona. É a alternativa mais rápida e comodista”, afirma um dos inquiridos. “Ainda bem que existe porque sem ele teria de tomar café na FEUP rodeado de dezenas e dezenas de pessoas a matarem-se por croissants enjoativos e coca-cola de lata”, ironiza outro.

“Penso que é indispensável haver um bar no INESC Porto. Para além da função alimentar, que tanto jeito dá (principalmente quando se está com pressa ou quando está a chover muito) também permite um contacto saudável entre os vários colaboradores num ambiente mais relaxado”, completa outro dos colaboradores que responderam ao inquérito.

2- Como classifica a diversidade de oferta do Bar: (a) medíocre, (b) básica, (c) adequada ao contexto, (d) boa?
A maior parte dos inquiridos (48%) consideram que a diversidade de oferta do Bar é básica. Ainda 28% consideram-na adequada ao contexto. Há 12% que acham a diversidade de oferta do bar boa e outros 12% consideram-na medíocre.

Na maior parte das respostas “abertas”, a opinião comum foi de que a oferta de cafetaria para o lanche é aceitável, ao contrário da oferta para o almoço (refeições diárias).

Um dos inquiridos sintetiza esta ideia: “A oferta é básica até à hora do almoço e medíocre a partir daí. À hora do lanche, por exemplo, não há nada para comer, ou o que há é seco e "mal amanhado"; as refeições diárias não são agradáveis, nem à vista nem ao paladar...”.

3- Como classifica a qualidade do Bar no que respeita a higiene, frescura dos alimentos e preparação?
No que diz respeito à higiene, a maior parte dos inquiridos (76%) consideram que a higiene é boa ou razoável. Os restantes 24% classificam a higiene no bar como má. Nestes casos, as queixas vão essencialmente para a preparação dos alimentos em simultâneo com a manipulação de dinheiro e para a necessidade de utilização de luvas próprias. “Também a apresentação dos talheres é frequente motivo de reclamação”, lembra um dos inquiridos.

Relativamente à frescura dos alimentos, as maiores reclamações vão para o pão servido nas sandes do almoço e para a fruta apresentada. Alguns dos inquiridos acham que, desde que a comida começou a ser confeccionada noutro local, se perdeu bastante em qualidade. Há ainda um inquirido que acha que os alimentos que vêm para o bar do INESC Porto são sobras de outros sítios. “As vitrines que estão no bar mostram bem o pouco que há em diversidade, quantidade e frescura dos alimentos”, conclui outro colaborador. “Acredito que a qualidade dos produtos poderia ser melhorada, pois não vale a pena ter um bar no INESC Porto se temos que nos deslocar para outro devido a qualidade do que é servido”, afirma outro inquirido.

Quanto à preparação, os inquiridos reincidem na questão da preparação de alimentos em simultâneo com a manipulação de dinheiro e apontam outras queixas: “A qualidade da preparação é variável segundo o humor das funcionárias: às vezes até capricham na aparência, outras vezes, é mesmo a despachar”; Parece-me que se atrasam muito na preparação das refeições, mas esta como outras situações, não é um problema das funcionárias, mas sim do próprio serviço”.

4- Como classifica o atendimento no Bar: (a) desagradável, (b) normal, (c) profissional mas seco, (d) atencioso, (e) agradável?
A maior parte dos inquiridos classificam o atendimento no Bar entre normal (36%) e desagradável (24%). Dos restantes inquiridos, 16% consideram o atendimento profissional mas seco, 16% classificam-no de atencioso e 8% qualificam-no como agradável.

As principais queixas centram-se na insuficiência de empregadas nas horas de maior afluência de clientes, na (falta de) simpatia das funcionárias, no horário de funcionamento e no barulho que resulta da falta de cuidado no manuseamento da louça.

“O atendimento no bar não é sempre desagradável, mas frequentemente fico com a impressão que sou atendido como se a minha presença não fosse desejada. Um simples sorriso muitas vezes repara muita coisa”, sugere um dos inquiridos. “Devia ser mais expedito. Por vezes, a procura é bastante maior que a oferta (poucos empregados em algumas alturas do dia)”, recorda outro dos colaboradores que respondeu ao inquérito.

“Parece-me incompreensível que um bar que serve cafés, feche às 14:30. Em qualquer bar que conheça, normalmente o funcionamento pela hora de almoço e vizinhas é garantida. Precisamente, quando um restaurante/cantina já não serve, é quando mais se conta com um bar local para salvar o almoço”, reflecte um dos inquiridos.

Outro colaborador afirma que é frequente as empregadas não ouvirem o que o colaborador está a pedir e servirem uma coisa diferente ou ainda haver colaboradores à espera de serem atendidos enquanto as empregadas estão na cozinha a conversar. Segundo a opinião de alguns inquiridos, as empregadas não têm muitas vezes cuidado a manusear a louça provocando muito barulho.

5- Que sugestões gostaria de encaminhar, em função da sua ideia do que deveria ser um Bar no INESC Porto?
A maior parte dos inquiridos apontou sugestões no sentido de se melhorar os serviços prestados pelo Bar: maior variedade de alimentos; disponibilização de tickets para café; parte dos artigos poderiam ser confeccionados no próprio bar; um televisor sintonizado na SIC Notícias; café de boa qualidade; horário contínuo sem fechar à hora do almoço (empregadas almoçariam à vez); uma máquina de bebidas; preços menos inflacionados; mobiliário mais funcional; sala sem alcatifa; colocação de painel com divulgação da informação, entre outras.

Entre aspas
“Acho que o "artigo" devia ser mais variado (já não posso com o filete e o panado!). Por exemplo, poderiam ter vários ingredientes disponíveis para as pessoas escolherem e combinarem, em pão ou em prato, cobrando um determinado valor por ingrediente. Também podiam ter uns molhos mais variados, além do ketchup e mostarda!”

“Penso que em termos conceptuais a minha ideia não é distante da actual. Sugeria apenas que parte dos artigos fosse aqui confeccionado, por forma a termos refeições mais frescas/quentes. As mesas poderiam ser mais altas mas penso que isso foi um assunto já sobejamente discutido.”

“Sobretudo o bar não pode fechar às 14:30. As funcionárias, que têm obviamente direito à sua hora de almoço, deverão fazê-lo "por vez". Talvez uma das 11:30 ao 12:15 e a outra das 14 as 14:45. Este espaço deveria estar sempre disponível, mesmo se se insistir em fechar o bar, para que as pessoas possam consumir outros alimentos ou simplesmente ler um artigo ou jornal num espaço diferente do seu gabinete. Eventualmente, uma máquina dispensadora de latas de bebida, explorada até pelo mesmo empresário, seria conveniente, se disponível 24h. (no corredor ou então, no espaço do bar, aberto em permanência).”

“Agradar-me-ia que a variedade no que toca às refeições ligeiras fosse maior, por exemplo: sanduíches mais "saudáveis", saladas mais "apetitosas", possibilidade de sumos naturais, batidos para os lanches e pequenos almoços, até cereais, variar os produtos sazonalmente...só para enumerar algumas hipóteses, até se poderia criar uma caixinha de sugestões. Se o atendimento fosse mais cuidado e cativante também ajudaria certamente a aumentar a frequência e o grau de satisfação dos frequentadores.”

“Penso que se deveria melhorar os produtos disponíveis, por exemplo nas sanduíches: ter mais variedade de recheios e tê-los em recipientes separados para se poder optar pelas combinações; nos salgados: ter produtos menos "oleosos" e mais variados; nos doces: fazerem mais "coisas" caseiras e apresentá-las em tamanhos mais reduzidos (cubos de bolos caseiros, brigadeiros, mini queijadinhas...). Além disso, os preços estão um pouco inflacionados e o mobiliário é pouco funcional.”

“Penso que o único sítio do INESC Porto onde existe alcatifa é no último lugar onde deveria existir, ou seja, no bar! Os bancos individuais não são nada confortáveis, sendo apenas superados pelas pequenas mesas de estabilidade duvidosa.”

“Creio que acima de tudo o bar deve ser um local agradável, tranquilo, como o ambiente do INESC, e se possível minimamente alegre. O bar é até um local bom para efectuar a divulgação de informação interna, nomeadamente trabalhos, actividades... Um painel de divulgação deste género seria talvez uma ideia interessante.”

“Horário contínuo e mais alargado. Maior diversidade e melhor qualidade em geral, da pastelaria em particular. Em vez de terem quase exclusivamente sandes já feitas, deveriam ter os ingredientes, e em maior diversidade, já preparados para fazerem as sandes com mais flexibilidade a pedido. O mesmo se aplica a saladas. Para além disso poderiam ter maior diversidade no tipo de pão.”

“Umm... gostaria que houvesse pão :-) , croissants e pão de forma... fresco e macio! Mais variedade de iogurtes (por exemplo) porquê "só há iogurte de morango" ou "só há iogurtes de frutos tropicais". Porque não e/ou... Mais variedade e qualidade de salgados (empadas, croissants, croquetes, etc..). Certamente já repararam que os croissants de chocolate e os de ovo, que fazem de vez em quando, são muito procurados - até é necessário reservar. Se agradam, porquê não fazer mais vezes e diversificar? Fruta variada, mas com qualidade e sem estar maltratada!”

“A sugestão que eu gostaria de encaminhar é que este inquérito seja útil para se poder analisar a opinião geral dos inesquianos sobre os serviços prestados pelo Bar e que corresponda depois às expectativas de melhoramentos que possa haver.”

O outro lado da questão
Uma vez que a qualidade do atendimento prestado pelas empregadas do Bar foi avaliada, o BIP achou por bem ouvir a opinião das mesmas, as suas queixas e expectativas.

Questionadas sobre as condições de trabalho, as empregadas consideram que “de um modo geral são boas”. A “variedade dos alimentos” é o que Mónica e Susana apontam como passível de ser melhorado no serviço que prestam.

Quanto ao nível de exigência dos clientes, as empregadas são peremptórias. “Não deviam ser demasiado exigentes, mas antes dar mais sugestões para podermos melhorar o nosso serviço”, sublinham.