B o l e t i m Número 58 de Janeiro 2006 - Ano VI

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N O T Í C I A S

BIP bem aceite pelos colaboradores

O inquérito realizado no final de 2005 pelo Serviço de Comunicação revelou que o BIP é bem aceite pela generalidade dos colaboradores do INESC Porto.

A maioria dos colaboradores inquiridos afirmou que o BIP é um bom meio de divulgação de informação, registando-se apenas um colaborador que afirma não o conhecer.

Convidados a justificar a sua resposta, 60% (38 inquiridos) quiseram fazê-lo, apresentando as suas opiniões:

Faz circular a informação no INESC Porto, especialmente notícias sobre as Unidades e acontecimentos científicos.

14

É acessível, de fácil leitura e consulta rápida, abrangente, democrático, actual, tem grafismo atraente e bom humor.

9

Quebra as barreiras entre as Unidades, promove a relação entre as pessoas, fomenta o humanismo.

4

É uma forma de conhecimento, um meio de comunicação que possibilita conhecer o INESC Porto.

3

É um meio de divulgação da informação interna e externa, uma vez que é acessível via Internet.

3

Além de ser bom, é o único.

1

Cria um sentimento de pertença.

1

Não é só informação, é também um espaço de lazer.

1

É profissional e regular, tem uma estrutura equilibrada.

1

É sucinto e simpático.

1

Para se tornar num órgão de informação melhor, os inquiridos consideram que o BIP podia ter mais secções de arte e cultura, informação e artigos de opinião. De realçar o empenho de 25% dos inquiridos que apresentaram diversas sugestões para melhorar o BIP: 

Permitir a possibilidade de resposta instantânea e divulgação automática, tal como acontece no site do Expresso e outros jornais, como já tinha sido sugerido pelo Lucas Soares, mas nunca se implementou porque a Direcção é receosa deste avanço cultural.

Ter uma secção actualizada mais frequentemente, tipo “últimas notícias” ou ser complementado com envio de e-mails.

Secção de sugestões literárias e musicais dadas por um colaborador à sorte (tipo Roleta Russa, mas mais interessante). E Sudoku.

Convidados externos e versão mini em inglês.

Divulgação de acontecimentos mais importantes na comunicação social.

Eu acho que está muito completo e bem feito. Talvez mudar um pouco o grafismo só para parecer diferente. De resto julgo ter substância e nível bastantes bons.

Não o tornar maior.

Eventos futuros com participação do INESC Porto ou de interesse para os colaboradores.

A possibilidade de os conteúdos do BIP poderem ser comentados pelos leitores.

Informação corporativa.

Cobertura pormenorizada dos eventos promovidos pelas Unidades (conferências, simpósios, palestras, etc.).

Acesso de fora do INESC Porto. Eu pessoalmente preferia lê-lo nos fins-de-semana, a partir de casa.

Algumas notícias do “mundo exterior” que fossem relevantes para o presente e futuro do INESC Porto.

Fácil acesso, aspecto gráfico atraente e funcional; mistura de informação com algum humor/lazer.

Mais informação sobre os projectos de cada Unidade.

Reformular a rubrica “A Vós a Razão” que não resulta bem, quer pelo teor de alguns textos/desabafos, quer pelos comentários do consultor do leitor. Importante: alterar as questões da “Roleta Russa”.

O inquérito revelou igualmente que as secções mais apreciadas e lidas são o “Destaque”, “Notícias”, “Biptoon”, “Asneira Livre” e “A Vós a Razão”. Pelo contrário, as menos apreciadas e lidas são “Carpe Diem”, “Editorial”, “Tribuna” e “Novos Colaboradores”.

Houve ainda 28% de inquiridos que opinaram sobre o que distingue o BIP de outras publicações internas:

O facto de ser em formato electrónico e incentivar a participação de “todos” os colaboradores da instituição.

Não é demasiado voltado para o “umbigo”, nem há muitos auto-elogios.

Apenas conheço uma publicação na FEUP. A diferença está obviamente no tamanho das instituições, pelo que no BIP sentimos muito mais que as notícias nos dizem respeito.

Tem mais sentido de humor, tem informação mais diversificada.

Não conheço muitas, mas o BIP deve ser certamente mais irreverente do que a maioria.

Não tem uma versão em inglês.

O facto de ser exclusivamente on-line.

Bom equilíbrio entre informação, tamanho e periodicidade certa.

As que conheço são editadas em papel e são muito “cinzentas”. São “órgãos oficiais” das organizações/administrações.

A forma como informa, que não é maçadora, e a vivacidade dos seus textos que não é habitual em publicações internas, geralmente sisudas.

Continuar com a publicação regular com que começou.

O formato, a formalidade, o “focus”.

Boa organização dos conteúdos e aspecto gráfico mais agradável.

Não conheço muitas publicações deste tipo, no entanto, penso que o BIP se destaca pelo humor, ou seja, pelos artigos/crónicas como Asneira Livre e Biptoon.

É menos formal e tem uma participação activa do público interno.

Mais centrado nas pessoas do que na própria instituição.

Mostra a informação de vários âmbitos.

Foca tanto os projectos como as pessoas por detrás deles. Dá uma perspectiva global sobre todas as Unidades da organização.

Questionados sobre se o BIP devia ser acessível do exterior, 90% dos inquiridos responderam afirmativamente.

A equipa do BIP congratula-se com os resultados obtidos, parecendo-nos certo que o Boletim cumpre a sua função informativa, tendo em conta as secções mais lidas e apreciadas, mas não deixa de primar pela irreverência e humor, que o distinguem de outras publicações.

Além da importante função informativa, é importante que nos concentremos nas pessoas. Vamos continuar a fazê-lo e para isso solicitamos a vossa opinião. Se têm sugestões ou comentários aos resultados aqui apresentados, enviem por favor e-mail para boletim-bip@inescporto.pt.  

O relatório dos resultados do inquérito está já disponível na Intranet em Quem somos? > Informação > Serviços > Comunicação > Documentos.



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