B O L E T I M Número 78 de Dezembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC vê projecto CAALYX validado por utilizadores finais

Imagem Principal Artigo

Com o objectivo de preparar a validação junto dos utilizadores finais, decorreu nos dias 10, 11 e 12 de Outubro de 2007 nas instalações da COOSS Marche em Âncona, Itália, a quarta reunião do projecto europeu CAALYX.

Esta reunião foi precedida, desde 7 de Outubro, por sessões intensivas de integração da plataforma tecnológica (hardware e software) entre os diversos parceiros, com vista a preparar as semanas subsequentes de experiências de campo com os utilizadores finais.

O evento foi um sucesso, tendo sido demonstrado o sistema integrado nas suas várias valências: sensores, plataforma de gestão da BAN (Body Area Network) e monitorização de sinais vitais, comunicação das observações médicas entre aplicação móvel e instalações do Caretaker (responsável pela monitorização e prestação de cuidados de saúde) e registo e/ou tratamento das ocorrências.

As duas semanas subsequentes foram dedicadas à experiência de campo que obteve excelente aceitação por parte da comunidade de utilizadores finais. Com base na aferição dos resultados e das sugestões obtidas, estão a ser concluídos os documentos resultantes desta fase de aplicação prática do sistema à comunidade alvo do CAALYX.

Recorde-se que o CAALYX é um projecto que está a ser desenvolvido na Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), financiado pelo programa IST do FP6 e enquadrado no Objectivo Estratégico "Ambient Assisted Living".

O seu objectivo principal é oferecer uma maior autonomia aos idosos que necessitam de atenção médica, através da oferta de serviços de acompanhamento remoto, permitindo-lhes continuar a viver nos seus domicílios.

Para tal, o projecto está a desenvolver um WLD (Wearable Light Device) para obtenção de sinais vitais específicos, integrando a capacidade de detecção de quedas, comunicação autónoma em tempo real com o Caretaker e com serviços de emergência. A informação de emergência inclui posicionamento geográfico a par do relatório de observação integrado.

Para além do INESC Porto, o projecto conta com parceiros como a Telefónica I+D (Espanha), COOSS Marche (Itália), Synkronix (UK), University of Plymouth (UK), University of Limerlick (Irlanda), ABAT (Espanha) e CORS Science (Alemanha).

O INESC Porto é o coordenador técnico do projecto e responsável pelo WP5, System Implementation, sendo a TID o coordenador administrativo e financeiro. 

A  equipa do projecto é coordenada por Artur Rocha e Ângelo Martins.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.