B O L E T I M Número 78 de Dezembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


Rede de Residências traz música ao INESC Porto

Imagem Principal Artigo

Como entidade de acolhimento de artistas pelo Programa Rede de Residências promovido pela Direcção Geral das Artes e pela Ciência Viva, o INESC Porto recebeu, em Dezembro, o artista Simão Costa.

O projecto do artista, denominado iAVi (instalações Áudio Vídeo interactivas), teve origem em Fevereiro, em Visby na Suécia, no VICC- Visby International Center for Composers. Será desenvolvido no INESC Porto durante três meses, tendo sido iniciado a 7 de Dezembro.

Concebidas para funcionar em espaços públicos, as iAVi procuram criar circunstâncias específicas aos espaços em que são instaladas, ao apropriar-se de imagens e sons desse mesmo espaço como materiais audiovisuais de base.

Estes ambientes interactivos partilham um mesmo um conjunto de ferramentas (hardware e software) e são destinados a espaços públicos. "Criam circunstâncias de "aumento" e re-interpretação das realidades tácitas dos espaços para os quais são concebidas.”, explica Simão Costa.

Músico, pianista e compositor com ferramentas de informática musical, Simão tirou o bacharelato na Escola Superior de Música de Lisboa e vem agora trazer a sua arte ao INESC Porto.

Simão Costa tem desenvolvido projectos inter-disciplinares em áreas como a dança, vídeo, fotografia, cinema, teatro e actividades que ligam estes com a tecnologia.

Com o objectivo de suportar as suas diferentes actividades profissionais, projectos criativos e actividades paralelas, criou em 2003 a MaoSimMao.com, uma agência de projectos de arte e tecnologia áudio, vídeo e interactividade. 

O músico espera que os resultados do seu trabalho consigam suscitar interesse e curiosidade junto da comunidade científica do INESC Porto. 

O Programa Rede de Residências: Experimentação Arte/Ciência/Tecnologia está a decorrer desde Março de 2007 e visa a sinergia de trabalho e investigação entre artistas e cientistas.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.