N O T Í C I A S
Rede de Residências traz música ao INESC Porto
Como entidade de acolhimento de artistas pelo Programa Rede de Residências promovido pela Direcção Geral das Artes e pela Ciência Viva, o INESC Porto recebeu, em Dezembro, o artista Simão Costa.
O projecto do artista, denominado iAVi (instalações Áudio Vídeo interactivas), teve origem em Fevereiro, em Visby na Suécia, no VICC- Visby International Center for Composers. Será desenvolvido no INESC Porto durante três meses, tendo sido iniciado a 7 de Dezembro.
Concebidas para funcionar em espaços públicos, as iAVi procuram criar circunstâncias específicas aos espaços em que são instaladas, ao apropriar-se de imagens e sons desse mesmo espaço como materiais audiovisuais de base.
Estes ambientes interactivos partilham um mesmo um conjunto de ferramentas (hardware e software) e são destinados a espaços públicos. "Criam circunstâncias de "aumento" e re-interpretação das realidades tácitas dos espaços para os quais são concebidas.”, explica Simão Costa.
Músico, pianista e compositor com ferramentas de informática musical, Simão tirou o bacharelato na Escola Superior de Música de Lisboa e vem agora trazer a sua arte ao INESC Porto.
Simão Costa tem desenvolvido projectos inter-disciplinares em áreas como a dança, vídeo, fotografia, cinema, teatro e actividades que ligam estes com a tecnologia.
Com o objectivo de suportar as suas diferentes actividades profissionais, projectos criativos e actividades paralelas, criou em 2003 a MaoSimMao.com, uma agência de projectos de arte e tecnologia áudio, vídeo e interactividade.
O músico espera que os resultados do seu trabalho consigam suscitar interesse e curiosidade junto da comunidade científica do INESC Porto.
O Programa Rede de Residências: Experimentação Arte/Ciência/Tecnologia está a decorrer desde Março de 2007 e visa a sinergia de trabalho e investigação entre artistas e cientistas.
|