N O T Í C I A S
TÃtulo “Doutor Honoris Causa” atribuÃdo a Presidente da C. A. CientÃfico do INESC Porto
José Carlos Príncipe, presidente da Comissão de Acompanhamento Científico do INESC Porto e professor na Universidade da Flórida, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no dia 23 de Junho.
O prémio foi entregue ao investigador pelo reitor da UFMA que destacou os avanços científicos atingidos pelo homenageado, sobretudo na área de Engenharia Biomédica. “A qualidade e o resultado dos trabalhos do professor José Carlos Príncipe contribuem para o aprimoramento do ensino, da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e para o bem da humanidade. A ciência não tem fronteiras: o conhecimento é universal”, afirmou.
Também o assessor de Tecnologia da Educação e Informação da Universidade homenageou José Carlos Príncipe, ao citar o poeta português Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena. O cientista é um artista, um criador, um sonhador. O nosso convidado não é apenas um grande professor, mas alguém que atravessa os mares da ignorância e do desconhecido para acender luzes”.
O professor demonstrou a sua alegria, ao afirmar que "é uma honra muito grande, porque este título é o grau máximo que é conferido a um professor. Fico muito contente, principalmente, por se tratar de uma universidade brasileira", realçou.
O título de “Doutor Honoris Causa” é outorgado pelo Conselho Universitário a uma pessoa que não pertence ao corpo docente da instituição, mas que tenha oferecido significativas contribuições às áreas de conhecimento aí ministradas.
|