Número 3 Público / 17 Interno (Abril 2002)
Ficha técnica
Comentários e sugestões: bip@inescporto.pt

Destaque |Notícias |Editorial |A vós a razão |Tribuna |Galeria do insólito |Asneira livre |B.i.p |Lab. Associado |Arquivo |Início

 

UTM participa na NAB 2002...

 

 

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) participou na NAB2002, que decorreu de 6 a 11 de Abril, em Las Vegas, EUA (http://www.nab.org/conventions/nab2002/), tendo o grupo de Sistemas Multimédia Distribuídos (http://mog.inescporto.pt) estado presente no stand do Forum Industrial Pro-MPEG.

Em representação do grupo de Sistemas Multimédia Distribuídos, Vítor Teixeira apresentou o trabalho de desenvolvimento de um SDK (Software Development Kit) para o MXF (Media eXchange Format). A futura norma MXF do SMPTE define um formato de ficheiro universal para transferência de conteúdos multimédia em televisão. Este trabalho está a ser realizado em conjunto com o IRT (Institut fuer RundfunkTecnik) e é suportado por um contrato com a EBU (European Broadcast Union).

O trabalho apresentado chamou a atenção de empresas como a PANASONIC, SONY, THOMSON, entre outras. O elevado interesse no MXF nesta área e o desenvolvimento do software desenvolvido pelo INESC Porto levou a que o stand da EBU, onde o representante do grupo da UTM se encontrava a demonstrar o SDK, tivesse grande afluência.

 

... e arranca com projecto ASSET

O grupo de Sistemas Multimédia Distribuídos da UTM irá participar no projecto europeu ASSET - Architectural Solutions for Services Enhancing digital Television - que deverá arrancar em Maio/Junho de 2002. Para além do INESC Porto, participarão no projecto a Thomson (F), Compaq Europe (F), ANN (D), INRIA (F), IRT (D), ManagedStorage (F) e SHS (I).

O projecto ASSET tem como objectivo principal o desenvolvimento de middleware para a interligação de equipamentos em estúdios de televisão. Para alcançar esse objectivo, o projecto irá definir e desenvolver uma nova arquitectura e tecnologias necessárias para uma gestão integrada dos conteúdos multimédia no fluxo operacional de um estúdio de televisão.

Este projecto foi inicialmente proposto com a duração de 2 anos. No entanto, e devido à reduzida disponibilidade financeira nesta última fase do programa IST, foi proposto pela comissão uma redução para 1 ano (350 MM total, 30 MM INESC Porto) e a submissão de um novo projecto de continuação em 2003 ao 6 programa quadro da comissão europeia.

 

-Investigadores do INESC Porto premiados
-Bolsas de Doutoramento aprovadas
-BIP acessível na Internet
-Novo edifício com conclusão à vista
-UOSE realiza ensaio de carga na ponte Luís I
-UTM participa na NAB 2002 e arranca com projecto ASSET
-USIC apoia Câmara Municipal de Felgueiras
-UESP apoia a internacionalização de empresas portuguesas
-USE ajuda Engil em projecto mini-hidríco
-Quem lidera o torneio de futebol 2002
-Equipa do BIP ganha novo elemento
-Novos Colaboradores no INESC Porto
-Roleta Russa